Julio Calegari em Dubai

Sou brasileiro, casado com uma polonesa e moro em Dubai trabalhando como comissario de bordo. Aqui estao um pouco das minhas viagens e opiniao sobre o que vi !

domingo, agosto 13, 2006

Costume Dubai-ano!!!




Apesar da populacao local ser minoria, eles procuram preserver a sua cultura. Deve-se sempre lembrar que este eh um pais muculmano, onde homens podem ter ate 4 esposas, as quais para sair na rua sempre usam a abaya, uma roupa preta que cobre o corpo total e em alguns casos parcialmente ou totalmente o rosto. Ja os homens usam uma roupa toda branco e um turbante branco ou quadriculado branco e vermelho como o Yasser Arafat!

Engracado eh ver estas mulheres nos shopping, usando por baixo roupas da moda, indo comprar em lojas caras e com o rosto bem maquiado. Mas quem somos nos para julgar os outros?!?! Devem se sentir bem assim, se nao, simples, basta pegar um aviao e ir embora do pais. Ninguem eh obrigado a morar aqui.

Fui a um shopping outro dia e tinha uma apresentacao do Mickey e Pateta para as criancas. Achei o maximo os pais com roupas tipicas levando as criancas para tirar foto com os personagens da Disney. Cade o tal odio arabe contra os EUA que nos sempre vemos na Tv ? Aqui os conceitos sao um tanto diferentes. Dificil foi tirar estas fotos! E tambem esta outra de uma galeria cheia de lojas que vendiam apenas abayas pretas. Todas as lojas pareciam iguais!!!
Logicamente ha brinquedos que seguem a cultura local, como por exemplo a Fulla – que eh a Barbie muculmana!!!!

Outro coisa engracada daqui eh que o final de semana eh quinta e sexta feira. Mas isso vai mudar! A partir de setembro sera sexta feira e sabado. Ha uma logica, pois sexta-feira eh o dia de reza dos muculmanos. Portanto, domingo sempre sera dia util.
As lojas aqui (com excecao dos shopping centers e orgaos publicos) abrem das 8:00 as 12:00, fecham por causa do calor (e nao para fazer a ciesta mexicana) e depois reabrem das 16:00 as 19:00.
Algumas coisas sao iguais no Brasil, como precos de algumas produtos no supermercado. Eles inclusive tem requeijao e leite condensado igualzinho ao que comemos ai - para minha alegria!
O Carrefour eh igual todos no mundo inteiro. Passando a entrada, do lado direito estao eletronico, cds, papelaria e utensilios para casa. No fundo padaria ou acougue e do lado esquerdo primeiro roupas, perfumaria e depois alimentos em geral e no final ainda do lado esquerdo estao as bebidas e congelados/frios! Parece idiota esta observacao, mas lembro de ter que ficar cacando as coisas por um bom tempo nos supermercados da Alemanha e aqui me sinto como se estivesse no Brasil.

8 Comments:

At 3:24 PM, Blogger Gilla said...

Essa Barbie mulçumana é o máximo, minha filha achou muita graça.

 
At 8:08 PM, Blogger Luís said...

Meu camarada,
Meu nome é Luís Fernando, sou amigo do Cristiano, que me passou seu blog.

Chego em Dubai no próximo domingo, para trabalhar na DU. Vamos ver se a gente se encontra depois por aí.

Abraços,

Luisão

 
At 7:24 AM, Anonymous Anônimo said...

Olá Julio! Adorei seu blog! Também fiz o processo da Emirates, mas infelzimente não passei :(
Pretendo aplicar novamente daqui a algum tempo.. esse seria meu emprego dos sonhos.
E sua esposa, vai tentar denovo também?
Tatiana

 
At 2:33 AM, Anonymous Anônimo said...

oiiiii Julio manda mais fotos atualiza ai vai conta mais sobre quais cidades vc tá voando.

 
At 5:03 AM, Blogger Unknown said...

POR FAVOR PRETENDO IR PARA DUBAI NO FINAL DE AGOSTO DE 09 COMEÇO DE SETEMBRO ESSE É O PERIODO DO RAMADA NÉ? MAS POR FAVOR ME INFORME SOBRE O FUNCIONAMENTO DO COMERCIO AI, POIS NAO PRETENDO IR E FICAR NO HOTEL OBRIGADA

 
At 8:20 AM, Blogger Unknown said...

Gostaria de informações sobre o ramadan. Estou querendo ir com um grupo de amigos no inicio de setembro.

 
At 2:18 PM, Anonymous Rejane said...

Júlio, gostaria primeiramente de parabenizá-lo pelo blog. Excelente conteúdo cultural.
Estive trabalhando na Índia durante as duas últimas semanas e nossa conexão foi em Dubai, embora não tenhamos tido a oportunidade de sair e conhecer, pudemos ter alguma leve noção de como é o local mesmo dentro do aeroporto. Conhecemos alguns comissários da Emirates que se hospedaram no hotel em que trabalhávamos que nos colocaram ao par de como é viver em Dubai.
Deparei-me com grande choque cultural na índia em que cada vez que tentava comprar algum presente para meu marido, era praticamente convidada a me retirar da seção masculina.
Mas como você mesmo disse, não podemos condenar, apenas apontamos as diferenças.
Entretanto confesso que sendo mulher brasileira, bastante independente, não sei ao certo como seria morar em país hindu ou mulçumano.
Mais uma vez parabéns e sempre que puder darei uma "espiada" no seu blog.

 
At 7:21 AM, Blogger sayuri ato de fe said...

minha irma e do brasil eu moro no jp ela tem loucura pelas roupas tipicas dai como faco para conseguir

 

Postar um comentário

<< Home