Julio Calegari em Dubai

Sou brasileiro, casado com uma polonesa e moro em Dubai trabalhando como comissario de bordo. Aqui estao um pouco das minhas viagens e opiniao sobre o que vi !

quinta-feira, maio 21, 2009

Italia – Slovenia – Croacia

Foram 10 dias de ferias e de muitos quilometros rodados ! Comecamos em Veneza, com o Mohamed e a Nabiha, que sao um casal de tunisianos que moram ha 19 anos nos Emirados e que me ajudam na divulgacao do tchoukball por aqui. La em Veneza, o tempo estava muito bom e pudemos passear bastante, inclusive indo a famosa praca de San Marco, onde todos, mesmo sendo proibido, alimentam os pombos que vem pousar nos nossos ombros e cabeca. Alimenta-los eh algo bobo mas unico, que todo mundo faz quando vai la e que logicamente fica com nojo os depois que faz.
De la alugamos um carro e fomos para Rimini para o campeonato – logico que demos uma parada em San Marino !
Desta vez joguei com o Robinho e outros amigos dele que estao comecando como a primeira equipe espanhola de tchoukball. Nossa equipe se chamava No Real Madrid, pois apesar de quase todos morarem em Madrid, apenas um jogador era espanhol, ou outros eram brasileiro, alemao e uma inglesa. No segundo dia, uma de nossas jogadoras se machucou e a Ania entrou para completar (a proposito, muito bem), mas tambem para deixar ainda menos espanhola a equipe! Apesar de nossa classificacao ter sido mediana (22º num grupo de 45 equipes), nos divertimos bastante! Detalhe que este torneio foi ainda maior do que o do ano passado, com um total de 95 equipes, jogando em 15quadras simultaneas ! Ano que vem quero participar com a primeira equipe dos Emirados e tambem com uma equipe de comissarios da Emirates Airlines!
Na volta para Veneza, o mohamed e a nabiha pegaram ja um voo para Dubai e nos continuamos nossas ferias, ainda de carro com direcao a Slovenia e Croacia.
Ja tinha dirigido uns 700km e nos outros 2 paises rodei ainda outros 1300km. Ja tinhamos alguns contatos com esperantistas que nos ofereceram hospedagem e deram algumas dicas do que visitar, mas muito nos iamos decidindo e mudando o trajeto durante a viagem. Tanto que nossa ultimas noite na italia foi em um trailer alugado dentro de um camping !
A fronteira entre Italia em Slovenia eh cheia de grutas e penhascos proximos ao mar. Fomos em duas grutas impressionantes (Grotta Gigante - http://www.grottagigante.it/ e Jama Skocjanske – http://www.park-skocjanske-jame.si/eng/ ). Ja na Slovenia, proximo a cidade de Postojna visitamos um castelo que fica literalmente numa gruta ! Acho que eh uma das construcoes medievais mais interessantes que eu ja vi. Durante o verao sao realizados diversos eventos ali, inclusive competicoes de cavaleiros, nos quais eles tem que derrubar o adversario com uma lanca! Mas a minha surpresa maior na Slovenia foi ouvir tocar na radio Marisa Monte e Jorge Benjor!
A Croacia ate poucos anos atras, com mais 5 republicas juntas formavam a Iugoslavia – que significa, Eslavos do Sul, dai a certa proximidade do idioma deles ao polones da Ania, que seria uma eslava do norte! Mas no final era sempre mais facil me entender com as pessoas na rua em italiano. Um senhor ate nos contou que esta regiao passou por diversos dominios, e tanto que seu pai, durante seus 80 anos vividos, na mesma cidade, teve 5 nacionalidades diferentes: italiano, austriaco, alemao, iugoslavo e, finalmente croata.
A influencia italiana eh bem visivel na arquitetura tambem, tanto que em Pula eles tem uma arena, semelhante ao colisseo de Roma, so que ainda melhor, pois eh com vista para o mar.
O que eh bem legal nas paisagens nesta regiao eh que voce tem montanhas muito perto do mar e de tudo quanto eh canto tem um mirante. Subimos no topo do Ucka, a 1400m, de onte se pode ver praticamente toda a peninsula da Istria !
Mas realmente o lugar mais bonito que visitamos foi o parque Plitvice. (http://www.find-croatia.com/nationalparks/plitvice.html) Eu diria ate que esta na lista de um dos lugares mais lindos que eu ja fui na minha vida. Eh algo impressionante pois voce tem um conjunto de 16 lagos em desnivel e interligados por cachoeiras. Nunca tinha visto nada semelhante. Isso sem contar a cor da agua. E o mais legal do parque eh como montaram para visitacao, com passarelas e pontes de madeira, de uma forma bem rustica e ao mesmo tempo sem interferir no curso das interligacoes, mas podendo ter uma vista maravilhosa entre os lagos e cachoeiras.
Entre as placas engracadas que a gente viu nas estradas da Croacia, destaque para a travessia de idosos e vaga de estacionamento exclusivo para mulheres que precisam de mais espaco!