Julio Calegari em Dubai

Sou brasileiro, casado com uma polonesa e moro em Dubai trabalhando como comissario de bordo. Aqui estao um pouco das minhas viagens e opiniao sobre o que vi !

segunda-feira, outubro 01, 2007

Grecia


Depois dos meus ultimos pernoites, estava precisando de um lugar como este! Historia pura! E o mais importante, pela primeira vez a Ania foi comigo num voo da Emirates. Infelizmente ela ainda nao esta trabalhando na mesma empresa que eu, mas como somos casados, ela paga muito pouco pela passagem e pode ainda usar o mesmo onibus e hotel que os tripulantes.
Visitei aqueles lugares que nos estudamos no primario e costumamos esquecer, tais como Acropolis, Templo de Zeus, Agora, teatros etc. Eh incrivel ver que mesmo depois de mais de 2 mil anos e muitas guerras, ainda tem muita coisa bem concervada e a cidade mesmo tendo crescido, mantiveram todos os predios brancos e com no maximo 8 andares. Quero ainda volta mais uma vez, mas desta vez com pelo menos uma semana para poder visitar as praias e ilhas tambem.



Dhaka

Nao, nao eh Dakar no Senegal onde era a final do famoso rali Paris – Dakar.
Dhaka eh a capital do Bangladesh. Se eu achei a India triste no conceito pobreza, Bangladesh eh deprimente! Mas eu adoro ir para estes lugares. Eh muito bom para rever os nossos conceitos e valores. Logico que a maiores da tripulacao fica dentro do hotel, confinados num quarto cinco estrela, isolados do mundo e realidade exterior. Se nao tenho com quem ir, vou sozinho mesmo, mas sempre quero conhecer o que tem na regiao. Infelizmente, sozinho nao da nem para fazer o city tour do hotel, entao, o jeito eh ir a pe mesmo.
Bem, do comeco! O voo: lotado, sendo que dos aproximadamente 380 passageiros, nao vi mais do que 6 ou 7 mulheres. Grande maioria trabalha em paises do oriente medio em construcao civil e estavam retornando a casa apos termino do contrato ou apenas aproveitando as ferias. Quase todos com muitas malas, sacolas de mao! Compravam de tudo para levar para a terrinha, principalmente latas de 5 quilos de leite em po e de suco Tang – sera que nao tem isso la. O embarque ja foi uma confusao, pois muitos nao falam ingles e pra piorar, os numeros em bengali sao diferente dos que nos usamos, dai a dificuldade para encontrarem o assento. Outro detalhe a parte eh que nao conhecem muito bem o conceito de dar descarga no banheiro. Mesmo que tenha uma placa escrito em ingles, arabe, farsi, hindi, bengali e singales , nao adianta, eles nao dao descarga! Isso quando nao fazem xixi no chao ou na pia. Trancar a porta tambem nao eh um costume.
A vista aerea da chegada a Dhaka eh bonita. Muita mata, ilhas, rios, mas ninguem soube me explicar se isso eh o normal ou se estava tudo alagado mesmo. Eh um dos paises mais populosos e povoados do mundo e onde mais se morre por enchente por ano. Outra coisa que eles sao famosos eh pelo forte time de cricket – o que para nos brasileiros nao quer dizer NADA!
Sai para andar pelas ruas e tal como em Calcuta na India, voce saiu do hotel eh so pobreza em volta. Mas mesmo assim nao me senti ameacado ou com medo de ser assaltado. Se vende de tudo pelas ruas, de frutas a animais – isso que eh a capital, nao quer ver regioes `menos favorecidas`! Tem muitos taxi-bicicleta trafegando junto com carro novos – contraste social total! Espero ainda poder voltar la para fazer o tal citytour e poder ver algo mais que tenha na cidade e poder compreender mais sobre a cultura local.