Julio Calegari em Dubai

Sou brasileiro, casado com uma polonesa e moro em Dubai trabalhando como comissario de bordo. Aqui estao um pouco das minhas viagens e opiniao sobre o que vi !

terça-feira, setembro 12, 2006

Meus primeiros voos!

Na Emirates todos os comissarios tem que fazer os dois primeiros voos como “observadores” – aqui chamados de supy! Mas nao tive muito tempo de observar nada nos meus voos, pois acabei praticamente trabalhando como todo mundo. So nao fiquei responsavel por uma porta de emergencia, mas fiz de tudo um pouco. Fazemos um voo num Boeing e outro num Airbus, mas ambos sao bate e volta (turnaround) para alguma cidade proxima, ou seja, nem desembarcamos e logo voltamos para Dubai.

Primeiro voo : Dubai – Karachi – Dubai, num Boeing 777
Erro quem pensou que Karachi fica no Japao! Esta eh um cidade litoranea, provavelmente nada paradisiaca no Paquistao!!!! Sai daqui as 18:00hrs e foram duas horas e meia de ida e o mesmo na volta. Logico que a bordo deste tipo de voo tem de tudo. Muito barbudo de dishdesh e muita mulher de abaya. Tem tambem muita gente bem simples, de chinelo, com uma roupa que parece doente de hospital – estes sao os trabalhadores paquistaneses que vem trabalhar nas construcoes nos emirados.
Pra minha sorte neste voo estava tambem a Henriette, uma carioca que havia feito o curso comigo. Era o primeiro voo dos dois, assim nao ficamos tao nervosos e ainda podiamos falar portugues a bordo.
Me sai bem fazendo tudo, mas o fato relevante deste voo foi o barbudo que veio na galley me pedir um copo d’agua. O detalhe alem da roupa tipica e turbante, era que ele tinha 2 graos de arroz pindurados na longa e emaranhada barba preta!!!

Segundo voo: Dubai – Bahrain – Dubai – Muscat – Dubai, num Airbus A340.
Este eh o chamado “double sector” – como sao todos voos de menos de 1 hora, fazemos quatro trechos! Eh bem cansativo e ainda mais atrasou 2 horas e meia por uma questao operacional. Ah, Bahrain eh uma ilha pais ! E Muscat eh a capital de Oman.

Terceiro voo: Dubai – Cairo – Dubai – num B777
Este foi o meu primeiro voo realmente operacional como parte da tripulacao. Emocionante ir para o Egito. O problema eh que eu estava trabalhando a bordo e nem pude ver quando passamos sobre as piramides. E no aeroporto so tivemos 1 hora de transito e nem podiamos desembarcar. Mas tudo bem, pois visitor o Cairo sempre foi o sonho da Aninha, entao vou deixar para ir como turista uma vez tranquilamente com ela!
Nesta quarta estou de reserve. Eh como kinder ovo, um surpresa. Pode ser outro destes voos de bate e volta ou quem sabe dou sorte e pego um voo mais longo e com pernoite em algum lugar que eu nao conheca!!! Aguardem novidades e fotos!!!!