Julio Calegari em Dubai

Sou brasileiro, casado com uma polonesa e moro em Dubai trabalhando como comissario de bordo. Aqui estao um pouco das minhas viagens e opiniao sobre o que vi !

sábado, novembro 11, 2006

Finalmente meu primeiro pernoite na Africa!
Quenia eh muito pobre, mas tal como no Brasil, ha a grande diferenca de classes sociais e eh possivel encontrar gente bem rica tambem.
Como eu tinha apenas 24 horas e o tempo nao estava muito bom, nao pude ir aos parques fazer safari, mas mesmo assim, vale dizer que quando a gente sai do aeroporto na estrada ja ve algumas girafas !
Alem do ingles, a lingua oficial eh o Swahili e para quem nunca ouviu falar deste idioma, saiba que voce sabe falar sim algumas palavras e nem se deu conta:
Simba = leao
Jambo = oi,ola
Hakuna matata = sem problemas, vida mansa
E acredite se quiser, no pais vizinho, Tanzania, onde se fala a mesma lingua, ha uma cidade e regiao muito famosa chamada Bunda. Diz a lenda que quando os portugueses iam a Africa "caçar" escravos, as mulheres com as nadegas mais avantajadas vinham desta regiao, dai a palavra se incorporar ao nosso idioma como sinonimo de nadegas. Mais uma informaçao super importante na tua vida que voce so le neste blog!!!!
Ja que nao fui no safari, acabei indo com outros tripulantes a noite num hotel gigante onde tem um restaurante com rodizio de carnes e show de danca africana! O show no comeco esta meio sem graca, como espetaculo para turista gringo ver africanos dancando como se fosse Broadway! Mas eis que no final teve uma batucada tribal com uma caras fazendo umas acrobacias e demonstracoes de equilibrio e forca que eu realmente desacreditei!!!!
O rodizio de carne nao era como no Brasil, mas em compensacao, nao eh todo dia que a gente come numa churrascaria carne de coelho, camelo e crocodilo!!! Este ultimo parece mais com um frango, com cartilagens no meio da carne e com cheiro de peixe! Bom, pelo menos eu acreditei que eram estes animais! Se nao eram, eles conseguiram enganar mais um turista ingenuo!
No outro dia pela manha ainda fui num mercado de artesanato local. Os vendedores praticamente ta agarram nos corredores e puxam para dentro da loja. Me senti naquelas lojas do centro de Sao Paulo – tipo lojas Babush que vende jean amontoado em mesas! As vezes ate brigam por clientes. Pra variar tem que ficar barganhando o preco. Isso so eh legal no comeco, porque depois eu me canso e toda vez que alguem me chama de my frrriend e de cara da mais de 30% de desconto, tenho a impressao de que no inicio estavam querendo te fazer de idiota oferecendo um preco absurdo.
A primeira coisa que faco neste caso eh dizer que sou brasileiro e que nao adianta fazer preco de gringo ou europeu para mim. . No final comprei uma escultura em pedra sabao, que comecou por 1.500 shillins e acabei pagando so 700 (R$ 23). Mas logico que antes de chegar no preco final, eles tem que fazer comentarios sobre a selecao brasileira, Ronaldo, Ronaldinho e o desastre deste ano na Copa da Alemanha - alguem ainda lembra disto ?!?!?!?

Roteiro do Tchoukball


Como ainda nao estou jogando tchoukball aqui em Dubai, todas as vezes que vou para algum pais que joga, entro em contato e tento participar de algum treino ou evento. No fim de outubro fui para Milao e agora em novembro para Singapura! Em ambos tenho amigos que organizaram atividades no dia que eu estava por la. Na Italia, participei de um treino com jogadores da selecao italiana e alguns convidados – no total, mais de 30 pessoas!
Ja em Singapura, dei sorte de justamente no dia que eu cheguei, eles estavam fazendo uma apresentacao num parque e eu pude participar tambem!
Aproveito a deixa para dizer que Singapura eh um lugar perfeito!!! Se eu tivesse uma proposta de trabalho, iria para la facil! Extremamente organizado, limpo, arborizado, sem violencia, clima tropical e tem como linguas oficiais o ingles e chines – que mais posso querer!

Fim da Ferias

Do mesmo jeito que minhas ferias chegaram rapido, elas tambem acabaram muito rapido. Nao posso reclamar, pois o que deveria ser 13 dias em dezembro, eu consegui transformar em 21 dias em outubro – gracas ao torneio de tchoukball na Argentina e a
ajuda de amigos que trocaram voos para mim (Valeu, Daubert!!!!)
Cheguei no Brasil no dia da eleicao! Maravilha, pude expressar minha indignacao anulando meu voto! Nao quero entrar em discussao sobre politica, mas depois saber que em Sao Paulo temos Maluf reeleito com o maior numero de votos e o Clodovil (?!?!?!?) como terceiro mais votado, alem de outros 7000 votos para o Pitta, nao creio que deva perder meu tempo discutindo este assunto!
Uma das coisas mais legais que eu fiz durante as minhas ferias foi ir ao Cirque du Soleil. Um show incrivel, de muita tecnica e habilidade! Adorei ! Muito obrigado, Alex!!!

Em Concordia na Argentina, apesar de termos perdido na final para uma equipe que ganhamos na fase eliminatoria, o segundo dentre oito equipes lugar foi bom. Ainda um dos jogadores da minha equipe ganhou um premio por ter feito o maior numero de defesas e eu recebi uma placa de homenagem do pessoal da Argentina, pelo apoio que eu dei nos ultimos 2 anos para o desenvolvimento do esporte na regiao. Fiquei muito contente com o evento e em ver o esforço de todas as equipes para participar do evento. O pessoal do Rio de Janeiro, fretou um onibus e levaram praticamente 48 horas para chegar la!!! O saldo negativo mesmo desta viagem foi ter perdido minha camera digital, mas ja comprei outra aqui em Dubai, pois nao tem como ficar sem nestas minhas viagens!
Com minha esposa pude ficar um bom tempo juntos e ainda aproveitamos para ir para praia (Boraceia) tomar chuva no camping vazio, mas depois fomos para Igarata onde foi bem melhor!
Como a minha carteira de motorista estava vencida, a Aninha teve que finalmente dirigir no Brasil!!! Ela havia tirado a carteira de motorista na Polonia ha quase 10 anos e nunca mais tinha dirigido. Apesar do nervosismo inicial e de logo de cara ter que encarar marginal do Tiete com transito, ela se saiu muito bem. Detalhe que ela so tinha a carteira polonesa, pois ainda nao tinha feito a brasileira. Logico que fomos parados pela policia, mas o guarda aceitou a carteira estrangeira dela, mesmo sem conseguir entender uma unica palavra do que esta escrito la.