Julio Calegari em Dubai

Sou brasileiro, casado com uma polonesa e moro em Dubai trabalhando como comissario de bordo. Aqui estao um pouco das minhas viagens e opiniao sobre o que vi !

terça-feira, janeiro 08, 2008

Vida de comissario

Apos um ano e meio trabalhando para a Emirates como comissario ja me acostumei totalmente com esta vida, ainda que sempre procure evitar ao maximo alguns vicios destes estao na mesma profissao. Apesar de muitos considerem um trabalho facil e uma vida boa, agora vejo o outro lado e reconheco os momentos de tranquilidade e os de estresse, mas nao me deixo levar pelos 3 principais hobbies dos comissarios: reclamar de tudo (voo, passageiros, destinos, hoteis, clima) mesmo quando nao tem nenhum problema relevante; consumismo (ainda mais em paraisos de compras, como Dubai, Nova Iorque, Londres, Singapura ou Beijing) ; e, o mais pentelho de todos, a fofoca! Numa cidade como Dubai, onde moram mais de 10 mil tripulantes (entre pilotos e comissarios) e sendo mais de 95% estrangeiros, longe de seus paises e loucos para saber da vida alheia, a fofoca se torna um prazer a parte!
Recentemente comecei tambem a ver alguns destinos nossos de uma forma diferente. Estou aprendendo a nao subestimar nenhum lugar pelo o que dizem "os que ja conhecem a cidade" e pela minha primeira impressao em que tive em uma unica vez que la estive. Tem gente aqui que ja foi varias vezes para Paris e nunca subiu na torre Eiffel!
Eu adoro passear em todos os voos de pernoite que tenho, mesmo que ja tenha estado no pais anteriormente ou que ninguem da tripulacao esteja interessado em me acompanhar. Rara sao as vezes que se consegue juntar mais da metade da equipe para sair juntos, com excessao de lugares como Roma, Atenas, Veneza ou Malta.
Londres eh uma cidade pelo menos uma vez a cada 2 meses, TODOS nos vamos – a Emirates tem 8 voos diarios para esta cidade daqui de Dubai! Consequentemente, comeca-se a ter uma visao geral sobre o que eh ir para la. Quando voce eh novo e vai pela primeira vez, tudo eh novidades e voce quer ver tudo: Big Ben, rio Tamisa, Soho, Westminster. Mas a partir da segunda vez, parecem que todos caem na mesma de ficar no hotel para a grana que recebemos a cada pernoite (neste caso, em pounds, que eh uma boa) ou entao so ir para compras quando muito. Nesta ultima vez que estive em Londres, estava cogitando realmente a possibilidade de passar todo o meu pernoite no quarto de hotel, assistindo teve e dormindo, mas foi ai que do nada, 2 comissarias se animaram para ir no museu de cera (Madame Tussaud). Foi um dos meus melhores passeios que ja tive nesta cidade! Tirei varias fotos e me diverti muito com elas.
No mesmo mes ainda fui para Nova Iorque e fui na tal rua dos brasileiros (Little Brazil) comer um delicioso prato de arroz com feijao e uns espetinhos mistos de carnes com um tempero tipico da terrinha! E o melhor de tudo foi ter visto caminho um "sheep-dog" – uma raça muito maluca de cachorro que parece uma ovelha!
O ponto eh que percebi que nao importa onde eu va ou o que ja tenham dito sobre o lugar, sempre vai ter algo interessante para se visitar e tenho que aproveitar muito bem estas oportunidades que tenho!
Outra exemplo foi eu ter ido passar o meu dia de natal em Lagos, na Nigeria. Pra comecar eh um lugar perigoso, onde somos aconselhados a nem sair do hotel e que nosso onibus para o aeroporto eh escoltado por segurancas com fuzis! Mas nao sei se foi a data em si ou o fato que de todos estavam entediados e esperando algo acontecer que fez com que a festa organizada pelos hotel (para os tripulantes de varias empresas aereas) que fez aquele pernoite se tornar tao especial! No final estamos num grande grupo (Emirates, Qatar, Virgin Atlantic, KLM) dancando e cantando juntos e a festa foi acabar na piscina!
Mas, um outra coisa que me incomoda muito com os comissarios aqui em Dubai eh que tem sempre um reclamando que nao tem o que fazer na cidade. Isso aqui eh como Sao Paulo: se voce ficaram em casa assistindo o Domingao do Faustao, eh um saco, mas se voce ler direito a VejaSP, vai ver que atividades, eventos, cursos, manifestacoes artisticas e culturais, isso eh o que nao falta. Recentemente estive no X Games e no Redbull Flugtag, que foram eventos super divertidos e ainda mais, gratuito , mas que se eu pergunto para outros tripulantes, muitos nem sabem que isso aconteceu em Dubai!

38 Comments:

At 3:22 PM, Anonymous Anônimo said...

oi julio.
ja fiz entrevista para a emirates, e há um tempo atras encontrei seu fotolog. sempre achei legal suas viagens e seus comentarios;
na mesma epoca da entrevista, eu tb tentava a GOL, e passei. =) Agora estou tripulando tb, e numa empresa q goso muito. mas enfim...
como disse, sempre dou uma olhada aqui, mas dessa vez resolvi comentar, pois identifiquei uma coisa no seu texto: o comportamento dos tripulantes em pernoite.
Ainda estou nova na aviação. 6 meses. e já senti isso. as 3 maiores ocupações do tripulante. sabe que essa coisa de reclamar quase começa a me pegar.. é bom pra ficar alerta.
no entanto, fico triste mesmo com essa coisa de ficar o tempo td no quarto do hotel. eu sempre faço algo. pelo menos shopping. mas a verdade é que conheço poucos pontos turisticos por conta de ngn da trip querer ir pois ja foi la 1050 vezes.
é claro que no domestico da GOL a gente fica cansado mesmo. muitos pousos num soh dia. mas mesmo assim, adapta-se. sem falar na coisa do laptop neh. eu amo computador e filmes, mas se no inicio era uma prioridade minha comprar um, agora ja nao eh mais. só de ver o povo trancado dentro do quarto por conta disso.
enfim..
eu só to passando mesmo pra mostrar que nao eh soh na emirates isso. acho que eh coisa do ser-humano neh, querer reclamar, nao valoriza o que tem.
seu comentario foi mais uma coisa que eu aprendi (ou reaprendi), pra deixar alerta, e nao deixar cair na mesquinharia.
e te felicitar, te desejar feliz ano novo e pra sua familia. aproveita mesmo!
Abraços.
Rafaela.

 
At 4:04 PM, Blogger Ana said...

Legal ler seu blog...eu fui comissaria por quase 7 anos, para 3 empresas diferentes. Hoje moro na Australia e meu marido tem uma proposta de emprego em Dubai, entao estou tentando entender melhor como eh viver em Dubai...ainda estamos confusos, mas enfim...
Felicidades,
Ana.

 
At 11:15 PM, Blogger Dri Gramacho said...

oi julio!
queria te dar os parabens por este blog !!! o tempinho livre q tenho abro seu blog (q por sinal esta em meus favoritos)e comeco a ler e imaginar todas as experiencias q vc passou e esta passando.
e posso lhe dizer q aprendi muita coisa q normalmente nao se aprende ao ler um livro, mas sim atraves de experiencias!
este domingo agora dia 9 de março estarei fazendo o Open Day aqui em SP.. e ler o seu blog me empolgou mais ainda pra entrar nessa empresa maravilhosa!
concordo plenamente qdo vc nao menospreza qualquer lugar q vc vai, ou escuta outros CMS dizendo q eh chato e q nao tem nada pra fazer.. acho q so pelo fato de esta na EMIRATES ja eh uma conquista e tanto e cada momento nele tem e deve ser aproveitado!
meu amigo foi agora em fevereiro e esta em treinamento.. o nome dele eh RAFAEL.. espero q encontre com ele..
bom mais uma vez PARABENS pelo blog.. e com certeza continuarei a acompanhar essa sua aventura!
Muita felicidade pra vc e sua esposa! linda a historia de vcs!
Q Deus abencoe!!
bjs
Adriana Gramacho

 
At 9:25 PM, Anonymous Anônimo said...

Olá,

Bom, adorei sua visão, e seus comentários, e vejo que é exatamente o que acontece, pois, conheço uma pessoa que trabalha na Emirates, e acha tudo um ócio. Gostaria de te perguntar duas coisas: quanto é o salário médio de um comissário, e a segunda: quando vocês são promovidos vocês recebem aumentos?

Obrigada e parabéns pela sua conquista!

Abraços, Ivy

evellyn25@hotmail.com

 
At 10:57 PM, Blogger Milene said...

Oi,td bem?!! sempre quis saber como e trabalhar como comissario na Emirates. Ja trabalhei anos aqui no Brasil na TAM depois foi morar uns anos nos USA e agora estou pensando em mandar um curriculo pra Emirates. Foi muito dificil a adaptacao ai? Vale a pena financeiramente? O custos (moraria, etc..) em Dubai sao caros? Se vc puder me responder seria otimo.
Obrigado,

milene.
milenelaux@hotmail.com

 
At 4:41 AM, Blogger danielgudang said...

Fico imaginando o nivel de fofoca... mas vale o que aprendi na USP/Letras: as opiniões divergem e somente vendo na prática é que se sabe o que é que é.

abrs, Daniel
via frato, se vi memorus

 
At 5:38 PM, Blogger Unknown said...

OI estou entrando na carreira de comissario agora..e estou fazendo teste pra Emirates..espero que eu passe!!...morei 9 anos e meio em Londres e nunca pensei na possibilidade de me tornar comissario..so depois do falecimento do meu pai que voltei pra morar com minha mae foi que ..esta profissao me despertou o interesse..estou pesquisando como eh a vida em Dubai e acho uma cidade bastante interessante de se viver..Gostaria de te fazer uma pergunta!...O treinamento eh dificil?bom se for eh o que eu quero fazer!!um abraco!!e quem sabe iremos visitar os lugars juntos !! Tony Hogan

 
At 10:11 PM, Blogger pareshadasa said...

Olá, Julio. Estou pesquisando sobre a proposta de trabalho como comissário da Emirates em Duabi. Por favor, me ajude com algumas informações básicas: valor da remuneração; benefícios; alojamento; clima de Dubai. Dá pra viver em Duabi com o salário inicial que a Emirates oferece a seus comissários?Um abraço e tudo de bom pra vc.

 
At 11:31 PM, Blogger pareshadasa said...

meu e-mail é pareshadasa@gmail.com

 
At 7:33 AM, Anonymous Anônimo said...

Olá Júlio,

Tudo bem?

Seu irmão Daniel que me passou seu blog. Achei bem interessante, pois entrei há pouco na aviação e também neste mundo de blogues...

Aproveito para fazer um convite: Aceitaria dar uma entrevista para eu publicar no blog?

O Blog Meio Aéreo tem o objetivo de reunir diversas informações e dicas para comissários que já voam e que estão estudando para um dia voar...

Abraços,
Danilo
Blog Meio Aéreo

 
At 6:29 PM, Blogger Julinho em Dubai said...

Deixe o teu email para que eu possa responder !

 
At 1:47 AM, Anonymous Anônimo said...

Olá, Julio!
Sou comissária e fui chamada pra trabalhar na Emirates, embarco dia 25 de Julho de 2008, gostaria de trocar algumas informações com vc, coisas do tipo oq levar e oq não levar....meu email é anaclaudiasilv@hotmail.com q tb é m,eu msn, se tiver um tempinho me escreve pra gente trocar umas ideias!!!!
Bons voos!!!!abrçs

 
At 6:42 PM, Blogger Gabi Thomas said...

Olá Julio! Pedido deseperadooooo!

Entao no proximo dia 12 de julho (2008)participarei da primeira fase da Emirates com a Fly Right no Rio de Janeiro, poderia me dar algumas dicas do que fazer, o que perguntar, o que devo falar e de como funciona a primeira fase?

Não tenho experiencia, mas tenho o sonho de ser Comissaria de Bordo, mas a vida em alguns momentos impediu, mas agora estou free.

Nao esquece de responder vai.... give me some hints. PLEASE!

Obrigada Gabriela

gabythomas@hotmail.com

 
At 9:20 PM, Anonymous Anônimo said...

ola! adorei seu blog pq em janeiro começo o curso de comissaria, ja to ate resumindo uma apostila de 1 colega q fez. Adoro conhecer lugares novos, sonho com o Egito dez dos 10 anos, e gosto de saber de tudo, conhecer tudo, lugares novos, culturas diferentes qto + melhor. Faço ingles pq queria entrar na Emirates (sera q eu poderia morar no Egito se entrasse ai ou no em Dubai?)!
so fiquei empressionada com seus relatos!

 
At 4:51 PM, Blogger Unknown said...

Olá Julio!
TAmbém fiz seleção pára Emirates e estou aguardando The Golden Call... Enquanto isso, eu e alguns colegas de seleção pesquisamos na internet sobre Dubai, Emirates, comissários, o trabalho em si, etc. Me identifiquei muito com seus postse com sua maneira de ver a vida. Aproveitar, desacomodar, ficar mais centrado sem reclamar tanto, curtir, enfim... Que bom ler seus depoimentos. Espero que encontrá-lo em Dubai, breve!!Hehe. Um abraço, e feliz ano novo!
Adriana
adrianacaumo@brturbo.com.br

 
At 2:07 AM, Blogger Ricardo Recco said...

E ai Julio, blz brother?
Tambem passei no processo da Emirates e embarco agora no final do mes, gostaria de trocar uma ideia contigo sobre o que e interessante levar e tal, ok?
Qual seu msn? O meu e ricardorecco@hotmail.com
Valeu! Abraco

 
At 8:30 AM, Anonymous Harrison said...

Oi Julio!vc ainda eh comissario da emirates?viajei pela companhia em fevereiro e estou a procura de tiago,q tbm eh um comissario,porem n o encontro,nos conversamos durante a viagem,e ele fikou de me passar algumas dicas de dubai,mas n peguei e-mail..se puder entrar em contato comigo agradeço!harrymh1@hotmail.com.abraço

 
At 11:36 PM, Anonymous Daniela said...

Oi, Julio! Obrigada pelo blog! Eh difícil encontrar pessoas legais como você, dispostas a compartilhar suas experiências. Gostaria de saber se você sempre escolhe as suas rotas, por exemplo para evitar a fadiga dos processos de visto, etc... muito pbrigada pela atenção. Tudo de bom!
danielaledur@hotmail.com

 
At 6:49 PM, Blogger Unknown said...

oi julio td bem!
adorei ler suas experiencias com elas aprendi muito.
preciso de uma ajuda sua urgente!
meu nome é michele e vou fazer a primeira entrevista da minha vida nessa area gostaria que vc me ajudasse por exemplo; o q devo perguntar, o q eles vao me perguntar o q devo responder e qual o perfil de comissarias da emirates... obrigado julio aguardo anciosa sua resp... tai o meu e-mail chelepimenta04@hotmail.com

 
At 6:06 AM, Anonymous Anônimo said...

Olá colega comissário!!!
Recebi ontem minha Golden Call... é realmente emocionante...
Gostaria de saber algumas coisas, que só se descobre na prática...
O salário de um comissário da Emirates varia muito, imagino, mas qual é a quantia que se recebe alguém que trabalha bastante? E alguém com carga horária comum?
Além dos ganhos normais, quanto dá pra juntas com se for somado o dinheiro dos "pernoites" ?
Obrigado pela atenção.
Alex
alex.network@hotmail.com

 
At 2:33 AM, Anonymous Paula said...

Oi Julio!
Tudo bem com vocÊ?
Então eu sou a mais leiga no assunto que já postou no seu blog.. eu acho.
Tenho Completei 18 anos esses dias e estou pensando seriamente em fazer um curso para comissária de bordo. Mas eu queria muito conversar um pouco mais com alguem experiente sobre isso. Se você tiver MSN e quiser me adicionar seria um prazer pra mim, ou podemos conversar por e-mail.
Obrigado.
:D
paulinhapotter@hotmail.com

 
At 3:39 AM, Anonymous Anônimo said...

Oi Julio,

Adorei seu site, muito legal.
Sou comissária há 6 anos no Brasil e sexta agora farei seleção para emirates, o Open Day.
Vc poderia me dar uns toques sobre a seleção? Na verdade nunca sabemos o que eles realmente procuram no profissional, uma vez que o índice de reprovação nas seleções é altíssimo.
Obrigada e bons vôos!!!

Lu millaludy@hotmail.com

 
At 10:38 PM, Anonymous Anônimo said...

ola Júlio,

parabens pelo seu blog!
falo de Portugal e encontrei o seu blog, quando estava precisamente à procura de opiniões e testemunhos sobre a vida de comissário de bordo no Dubai..
è que estava a ponderar ir a uma entrevista para essa cargo, e gostava de saber um pouco mais sobre como fazem a entrevista, se dura somente um dia, ou se existem varias etapas a realizar, etc.. e em relação a salário gostava de saber se é bom? eu tenho ideia que sim =)
adorava saber a tua opinião e seria uma ajuda muito boa!!
obrigado, Al

allsbooa@gmail.com

 
At 9:41 PM, Anonymous Anônimo said...

oi Júlio, tudo bem? É muito bom conhecer um pouco de sua experiência!!
Eu fiz seleção de comissário da TAM recentemente e passei. Gostaria de saber com você, mais sobre a carreira na Emirates, seria possível? Se sim, me mande um e-mail para dhefilho@hotmail.com que lhe respondo.
Um forte abraço!
David

 
At 3:06 AM, Anonymous Amanda said...

Olá Júlio,
parabéns pelo blog!
Tenho muito interesse em trabalhar na emirates, se possível quero muito que tu me ajude com algumas dúvidas.
Quanto é mais ou menos o salário de alguém que trabalha bastante? E de alguém com carga horária comum?
Além dos ganhos normais, quanto dá pra juntas com se for somado o dinheiro dos "pernoites"? Quais os gastos que se tem morando em Dubai? Como é o clima e as pessoas em Dubai? E quanto se gasta mais ou menos vivendo em Dubai?

Desculpa por tantas perguntas, aguardo sua resposta.
Desde já obrigada.

Meu e-mail: amandajlinck@gmail.com

 
At 12:32 AM, Anonymous Anônimo said...

ola julio, gostei muito do blog e como estou terminando meu curso de comissaria estou sempre procurando algumas dicas na internet. minha ambiçao é a emirates, as pessoas me dizem que quanto ao salario é melhor trabalhar aqui no brasil, entao fico um pouco na dúvida quanto a minha decisão.morei fora do brasil muitos anos e nao tenho problemas em ficar fora de casa. pensei na emirates por que a vejo como uma empresa de alto padrao e muito segura e ,claro, pela questão financeira.voce poderia confirmar ou desmentir essa historia de salarios para mim?obrigada, deixo aqui o meu email:saramoreiralindinha@gmail.com

 
At 12:16 AM, Anonymous Anônimo said...

Oi Júlio, como vai?
Gostaria de te fazer algumas perguntas (que provavelmente você já deve ter respondido "thousand of times").
Bem, começando; Sou Enfermeira, e desde que fui estudar inglês no Canadá, tenho considerado seriamente investir na carreira de flight attendant. Então, Comecei a coletar o máximo possível de informações (....).
Por exemplo; Li em um site de recrutamento que altura e idade interferem (Bem, já passei dos 30) e minha altura é a média das mulheres brasileiras (1.60m). Também li em outro site que até o estado civil é considerado (sou casada).
Percebi que há muitas informações, mas, é complicado acreditar em todas as coisas que se lêem.
Por isso acredito que você tem mais propriedade para dar informações confiáveis!

Você acredita que eu tenho alguma chance de trabalhar na Emirates? Meu inglês é avançado e como já trabalhei com atendimento em unidade de saúde, tenho alguma experiência em lidar com "pessoas" e "situações".

Bem, era isso. Se você achar que devo saber algo mais, por favor, estarei ansiosa aguardando.
Abs,
Fabi
nurse.fabiana@hotmail.com

 
At 5:58 AM, Anonymous Anônimo said...

Oi Julio!

vc ainda responde aos nossos comentários por e-mail?

luizrechbsb@gmail.com

 
At 2:05 AM, Blogger Felp1 All the time said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 2:08 AM, Blogger Felp1 All the time said...

Olá Julio como vai?
Meu nome é Felipe, tenho 16 anos e sou do Interior de São Paulo.
Vou fazer um intercâmbio para a Sérvia em Agosto e meu sonho sempre foi cursar Direito e me especializar em Direito Internacional, porém, a filha de uma amiga fez o Curso de Direito, foi para os EUA como Au Pair e quando voltou fez o curso de Comissário de Bordo e prestou a prova de seleção para a Emirates e hoje vai fazer 1 ano e meio que ela está aí em Dubai pela Emirates.
A história dela e agora a sua história contada pelo seu blog me encantaram e estou começando a pensar em seguir a carreira de Comissário de Bordo pela Emirates.
Penso em Emirates por que é a única empresa que eu cogitaria em trabalhar, simplesmente pela história da Companhia e pelo amor que minha amiga sente pela empresa.
Como todos eu tenho minhas dúvidas. Qual o salário inicial? Todas as moradias são em Dubai? Como fazer para ser promovido dentro da empresa? Aonde fazer o curso aqui no Brasil? Geralmente qual é o melhor lugar para se fazer o curso aqui no Brasil? Como fazer para entrar na Emirates com 100% de sucesso?
E também se tem como seguir a carreira de Direito dentro da Emirates, o que seria muito bom também.
Muito Obrigado pelo seu blog
Grande abraço.
meu e-mail é: Felp1@hotmail.com

 
At 9:17 PM, Blogger Dani Izutani said...

Julio, que bacana seu blog...
Estou esperando ansiosa pela aprovação final da Emirates e se tudo der certo viajo com outras garotas pra Dubai no dia 24 de Junho.
Vou passar meu e-mail, se puder, me escreva, vai ser legal conhecer alguém animado pra sair pelas cidades e procurar o que fazer.

Um abraço, Daniela. daniizutani@gmail.com

 
At 7:30 AM, Anonymous Gabriela said...

Ola Julio!
Estive pesquisando no Mr.Google sobre comissarios de bordo mas algumas questoes ainda nao ficaram claras pra mim. Voce sabe dizer se existe uma idade "maxima" para contratacao? E qual e o salario medio de um comissario?(sei q depende das horas de voo)
Te agradeco muito a atencao.
Gabriela
meu e-mail:gpd2013@yahoo.com.br

 
At 2:47 AM, Anonymous Anônimo said...

Ola Julio!

Muito legal seu blog, alem de ter muita informacao super importante para quem esta buscando uma oportunidade na area.
Queria te perguntar se voce sabe se tem idade maxima para participar do processo? E se na pratica ai em Dubai voce conhece alguem que passou no processo e que era over 30's already?

Muito obrigada e parabens pelo blog.

Jaqueline

jackietequila6@hotmail.com

 
At 5:51 PM, Blogger Karllos Mattos Mantovani said...

oi,nossa ler seu blog, me deixou cm mais vontade de ser comissario, parabens . karllos mantovani

 
At 1:04 AM, Blogger Unknown said...

Ola eu vou me increver no open day aqui em portugal, e estou com receio, a entrevista é dificil? E financeiramemte compensa?
csdossr@gmail.com

 
At 1:05 AM, Blogger Unknown said...

Ola eu vou me increver no open day aqui em portugal, e estou com receio, a entrevista é dificil? E financeiramemte compensa?
csdossr@gmail.com

 
At 5:43 PM, Blogger Unknown said...

Ola Julio!!


Bom entao sou mais uma aqui que vai fazer teste para Emirates daqui 15 dias, gostei muito do que voce escreveu sobre suas experiencias, gostaria de saber mais sobre esta selecao que vou fazer, quero muito passar mas nunca trabalhei com isso e meu nivel de Ingles e basico, por favor meu email e fernandaloureirod@gmail.com e facebook https://www.facebook.com/fernandaloureirodealmeid
Por favor entre em contato comigo e todas as informacoes referentes a selecao sao de extrema importancia, nao tenho muito tempo para me preparar, estou aqui desesperada estudando Ingles rsrs! Atualmente moro na Italia mas sou brasileira, vim aqui para fazer a dupla cidadania.

Grazie

Ciao

 
At 10:45 PM, Blogger Unknown said...

Participarei do próximo processo gostaria de dicas. Meu email scarlett.miranda@outlook.com

 

Postar um comentário

<< Home