Julio Calegari em Dubai

Sou brasileiro, casado com uma polonesa e moro em Dubai trabalhando como comissario de bordo. Aqui estao um pouco das minhas viagens e opiniao sobre o que vi !

domingo, agosto 13, 2006

Costume Dubai-ano!!!




Apesar da populacao local ser minoria, eles procuram preserver a sua cultura. Deve-se sempre lembrar que este eh um pais muculmano, onde homens podem ter ate 4 esposas, as quais para sair na rua sempre usam a abaya, uma roupa preta que cobre o corpo total e em alguns casos parcialmente ou totalmente o rosto. Ja os homens usam uma roupa toda branco e um turbante branco ou quadriculado branco e vermelho como o Yasser Arafat!

Engracado eh ver estas mulheres nos shopping, usando por baixo roupas da moda, indo comprar em lojas caras e com o rosto bem maquiado. Mas quem somos nos para julgar os outros?!?! Devem se sentir bem assim, se nao, simples, basta pegar um aviao e ir embora do pais. Ninguem eh obrigado a morar aqui.

Fui a um shopping outro dia e tinha uma apresentacao do Mickey e Pateta para as criancas. Achei o maximo os pais com roupas tipicas levando as criancas para tirar foto com os personagens da Disney. Cade o tal odio arabe contra os EUA que nos sempre vemos na Tv ? Aqui os conceitos sao um tanto diferentes. Dificil foi tirar estas fotos! E tambem esta outra de uma galeria cheia de lojas que vendiam apenas abayas pretas. Todas as lojas pareciam iguais!!!
Logicamente ha brinquedos que seguem a cultura local, como por exemplo a Fulla – que eh a Barbie muculmana!!!!

Outro coisa engracada daqui eh que o final de semana eh quinta e sexta feira. Mas isso vai mudar! A partir de setembro sera sexta feira e sabado. Ha uma logica, pois sexta-feira eh o dia de reza dos muculmanos. Portanto, domingo sempre sera dia util.
As lojas aqui (com excecao dos shopping centers e orgaos publicos) abrem das 8:00 as 12:00, fecham por causa do calor (e nao para fazer a ciesta mexicana) e depois reabrem das 16:00 as 19:00.
Algumas coisas sao iguais no Brasil, como precos de algumas produtos no supermercado. Eles inclusive tem requeijao e leite condensado igualzinho ao que comemos ai - para minha alegria!
O Carrefour eh igual todos no mundo inteiro. Passando a entrada, do lado direito estao eletronico, cds, papelaria e utensilios para casa. No fundo padaria ou acougue e do lado esquerdo primeiro roupas, perfumaria e depois alimentos em geral e no final ainda do lado esquerdo estao as bebidas e congelados/frios! Parece idiota esta observacao, mas lembro de ter que ficar cacando as coisas por um bom tempo nos supermercados da Alemanha e aqui me sinto como se estivesse no Brasil.

Emirates e Dubai

Um outro amigo brasileiro que ja esta aqui ha 3 meses me contou que quando estava vindo para Dubai foi conversar com uma comissaria da Varig no voo do Brasil para Inglaterra e quando ele contou que estaria vindo trabalhar na Emirates, o comentario infame da dela foi : " Ai coitado, boa sorte, hein!!!" - Ignorancia realmente eh algo incrivel! Se ela apenas nao conhecesse a empresa, estaria tudo bem, mas o problema esta em tirar conclusoes ou imaginar sempre o pior. Coitada dela, que agora deve estar desempregada e procurando um bom advogado para receber os salarios atrasados!
Para quem ai nunca ouviu falar na Emirates (que de fato nao eh muito conhecida no Brasil), basta rever qualquer jogo da Copa do Mundo de 2006 e ver nas laterais do campo quem era a unica empresa aerea que estava como patrocinadora oficial do evento. Pensou Lufthansa? Errado! Emirate!!!!
Aqui em Dubai realmente eles dominam. Uma estrutura de ser admirada pelas grandes empresas europeias e dos EUA. Isso sem falar da frota de modernos avioes, centros de treinamento e de todas as empresas que formam o grupo da Emirates.

Ja Dubai eh uma cidade incrivel! Ha alguns anos atras isso daqui era um porto mercador e de 30 anos para ca, desenvolveu-se muito com o comercio, petroleo e turismo. NAO ha impostos para estrangeiros! Na minha folha de pagamento, acredite, nao sera descontado nada destas maravilhas governamentais que consomem os salarios na maioria dos paises.

Os investimentos estrangeiros e novos projetos arquitetonicos estao em todas as partes! Estao sendo construidas 3 ilhas artificiais que poderao ser vistas da lua! Veja os sites: http://www.thepalm.com.ae/ e http://www.theworld.ae/

Aqui estao 9% das reservas mundiais (conhecidas) de petroleo! Diariamente eles extraem 2 bilhoes de barris ! E atualmente isso representa apenas 10% da economia local!

O aeroporto, que concede rota para qualquer nova empresa que queira voar para ca, esta sendo ampliado e ja eh o maior centro de conexoes do Oriente Medio.

No maior shopping daqui tem uma pista climatizada de esqui (http://www.majidalfuttaim.com/ ) e estao construindo um shopping ainda maior http://www.emaar.com/ e uma disneilandia arabe http://www.dubailand.com/

Logicamente o projeto do maior predio do mundo tambem esta aqui : http://www.burjdubai.com/ e logo terao um autodromo para F1 e um hotel submarino ! Espero que esteja planejando bem o metro, meios de transporte e habitacao para todo o povo que esta vindo para ca.

A imigracao eh muito bem controlada e todos os paquistaneses, indianos e iraquianos que vem para ca trabalhar na construcao civil sao obrigados a deixar o pais quando acaba o contrato de trabalho. NAO ha desempregados ou mendigos nas ruas! Tambem, se tivesse iria fritar no asfalto com o calor!!!

Chegada a Dubai

Sai do Brasil na quarta-feira, dia 19 de julho. Cheguei aqui ja era 1 da manha de sexta feira. Foram 11 horas de voo ate Paris, 6 horas de transito no aeroporto CDG, mais 7 horas voo para Dubai, e tudo isso sem contra as 7 horas de diferenca de fuso horarios em comparacao com Sao Paulo.
A Emirates eh realmente uma empresa incrivel! Eles tem apenas 22 anos, voam para 94 destinos, tripulacao conta com funcionarios de mais de 120 paises, possuem 86 aeronaves (so as melhores – A330, A340 e Boeing 777) e sera a maior compradora do A380 (aeronave de dois andares!). Durante estes anos de existencia, apenas no segundo anos eles fecharam no vermelho, pois se deram ao luxo de comprar algumas aeronaves a vista!!!!
O servico de bordo era otimo. Cada assento, inclusive na economica tinha a sua tv propria com 500 (serio!) opcoes de canais de filme, musica, jogos e incluvise vistas de cameras externas da aeronave e vista da cabine do piloto (cockpit).
No aviao veio mais um brasileiro (Erico - ex comissario Varig) que fez o teste com a gente e duas outras brasileiras (Ana e Henriette) que fizeram em outra turma. Veio tambem um argentino muito simpatico - Ricardo. No dia que chegamos fomos fazer compras em um dos que eu acho ser o tal maior shopping center do mundo. Sao apenas 2 andares, mas corredores e lojas interminaveis, alem de uma montanha artificial, climatizada a baixo de zero com neve, tobogan, pista de ski e teleferico. A arquitetura aqui eh algo impressionante!
Estou vivendo com um indiano chamado Michael. Demorei uma semana para encontra-lo, pois ou estava voando ou sempre na casa de outros amigos. O apartamento eh localizado em um bairro bom e com comercio proximo, alem de ser bem perto do aeroporto. Tenho meu quarto e banheiro (com banheira) proprio e que posso trancar sempre que quiser sair. A sala e cozinha sao comuns para nos dois e bem maiores do que a do nosso ape em Santana. A Emirates tem 27 predios na cidade para alocar seus funcionarios e em todos sempre tem sala de ginastica ber equipada e piscina!

O apartamento eh todo mobilhado e voce ainda ganha na chegada um kit com comida para a primeira semana, utencilios para cozinha (panelas, pratos, talheres, etc) e uma grana para comprar outras necessidades! Tenho ainda uma linha telefonica com ligacoes locais gratis. Nao tenho o que reclamar, realmente so esta faltando aqui minha esposa!!!!