Julio Calegari em Dubai

Sou brasileiro, casado com uma polonesa e moro em Dubai trabalhando como comissario de bordo. Aqui estao um pouco das minhas viagens e opiniao sobre o que vi !

quarta-feira, março 21, 2007

Pernoite extra em Nairobi

No comeco deste ano recebi um email de um garoto de 18 anos chamado Kennedy Miruka. Ele mora em Nairobi, no Quenia, que havia aprendido a jogar tchoukball com alguns intercambistas ingleses e queria apoio da FITB para dar continuidade a promocao do esporte no seu pais. No mes de fevereiro mesmo troquei um voo que tinha para Alemanha para poder ir conhecer a escola Starehe e o time local. Fiquei impressionado com a estrutura da escola (considerada a melhor escola publica do pais) e a disciplina dos alunos. Me propus entao a ir para la pelo menos uma vez por mes para treina-los, como minha colaboracao para o crescimento do esporte e apoio ao garotos.
Neste mes de marco fui para la num domingo, mas mesmo assim tudos os alunos vieram na escola para participar do treino. Estou muito contente com eles e realmente da gusto treinar uma equipe motivada na qual voce ve que todos dao o melhor de si.
Para estudar nesta escola, ha uma seletiva super criteriosa, e a media de busca eh de 200 alunos para cada vaga. Conclusao, todos que estao la sao otimos alunos, selecionados entre os melhores do pais e dao muito valor a disciplina.
A escola parece um campus de universidade. Os alunos moram la em dormitorios, mas sao livres para sair a qualquer horario quando nao tem aulas. Tem umas casinhas que sao os clubes e cursos especiais, como musica, escotismo, alemao, frances, tecnologia da informacao, etc.
Era para termos voltado para Dubai no dia seguinte, mas houve um incidente (sem vitimas) com um aviao da Binan Bangladesh, que na hora da decolagem travou o trem de pouso e acabou arriando a dianteira. Com isso o aeroporto ficou interditado por 8 horas e nosso voo foi cancelado. Conclusao, fiquei mais um dia em Nairobi!
A minha sorte nisso foi que o piloto, que era muito legal, conhecia muito bem a regiao e aluguel uma van para nos levar para uma regiao muito bonita. Fomos ate o lago Naivasha onde fizemos um passeio de barco e pudemos ver varios animais. Ver animais em cativeiro eh interessante, mas ve-los exatamente onde eles vivem, eh realmente muito melhor. Vimos zebras, girafas, hipopotamos, pelicanos e outras aves. Um detalhes que o guia nos contou eh que no Quenia anualmente tem mais caso de vitimas de ataque de hipopotamo do que de leoes ou outros felinos.




sábado, março 03, 2007

Al Wasl Futebol Clube


Semana passada fomos assistir uma partida da campeonato nacional. Nos clubes dos Emirados tem varios brasileiros jogando e tambem trabalhando (tecnicos, fisioterapeutas). Temos amigos no Al Wasl e fomos ver o jogo deles contra o Dubai Club. O jogo acabou em 1x1, mas foi uma experiencia diferente dos jogos que eu ia no Brasil. Primeiro que nao se paga para entra e pode estacionar o carro dentro do clube. Ficamos na tribuna, e logo que chegamos, alguns torcedores nos deram gorro, cachecol e bandeira do time - foi facil para eles de nos conquistar (ou comprar) como novos torcedores. Engracado eh ver todos aqueles Mohamed vestidos com DishDesh e usando por cima as cores do time. Como em todo lugar sempre tem gente com camisa pirata do time. Tinha um cara com a camiseta do Oliveira, que eh um jogador brasileiro, mas na dele estava escrito Oliveara!
Briga na torcida nunca tem, ainda mais que isso daria 6 meses de cadeia. Mas em campo, as vezes tem gente trocando uns tapas.
O jogo comeca as 17:25, pois assim tem tempo exato para a reza antes do jogo, no fim do jogo e logicamente no intervalo, que costuma durar uns 25minutos!
Na foto do time, em pe da direita para a esquerda, apos o goleiro, estao os brasileiros Anderson e Oliveira.




Moscou, Tunis, Lagos e Colombo

Nestes dois ultimos fui para alguns lugares novos, que tambem nunca havia pensado que um dia eu iria!
Primeiro foi Moscou, no comeco de janeiro. Estava realmente muito frio, mas com mais uns outros comissarios me empolguei para passear pela cidade. Fomos direto para a Praca Vermelha, Kremlin e maosoleu do Lenin. Como tivemos menos de 24horas por la, nao deu para ver muita coisa, mas valeu a pena.

Tunis

Esta eh a capital da Tunisia no norte da Africa. A Henriette tambem estava neste voo e como sempre nos divertimos muito falando portugues a bordo, ja que ninguem nos entendia. Nossa ideia era passear a noite sem mais ninguem, para nao ter que ficar falando ingles, mas como era o unico dos comissarios que falava frances, na hora que a gente foi sair, vieram mais 7 pessoas para ir com a gente e eu fiquei como "traduzeitor" para todo mundo.

No dia seguinte chamamos um taxista que foi nosso guia pelos principais pontos turisticos e ruinas. Uma das mais interessantes foi a de um balneario, do qual so restou o piso inferior, mas que conseguiram recontruir uma das pilastras e pelo desenho do cartaz da para se ter uma ideia do tamanho que era a construcao. Esta cidade tambem eh muito conhecida pelos seus mosaicos e por estar aqui a segunda maior mesquita do mundo.


Tunisia foi dominada pelos arabes e romanos, e isso se pode ver muito na arquitetura. Depois vieram os franceses, que deixaram o idioma.
Um dos lugares mais legais eh o bairro de Sid bu Said, que como uma vila boemia mediterranea com varias casinhas brancas com suas portas coloridas ornamentadas.










Lagos (Nigeria)

Lembro que ha uns 10 anos atras a Varig voa para la e era um dos voos mais terriveis para o pessoal de check in e para os comissarios. O voo em si nao achei tem cansativo. Gosto de voos para Africa. Me entendo melhor com africanos do que com indianos!
Eh tao pobre como Nairobi, mas aqui a seguranca eh redobrada. Assim que saimos do aeroporto, temos um seguranca armado dentro do nosso onibus e ainda somos escoltados por um outro carro com mais dois outros segurancas. Somos aconselhados a nao sair do hotel e ter muito cuidado com para quem abrimos a porta, mesmo que se identifique como funcionario do hotel.
Houve anos atras uma tripulacao da American Airlines da qual alguns comissarios foram sequestrados.
Conclusao, fiquei no hotel, academia, piscina e nada de fotos!


Colombo
Capital do Sri Lanka, ilha ao sul da India.
Entre os comissarios eh conhecido como um dos melhores lugares para se comprar dvd pirata barato e com qualidade. Confesso que tambem aproveitei para comprar alguns, mas o que eu mais gostei foi de visitar um dos templos. Neste pequeno pais tem uma grande mistura das religioes budista, hindu, tamil e catolica.








Viagem pelos Emirados

Ja com a Aninha em Dubai e com 8 dias de folga, aproveitamos para passear e visitar lugares novos inclusive para mim.
Com mais um casal de amigos, Henriette e Mauricio, fomos viajar para as montanhas de Hatta e acabamos por acampar nas praias de Fujeirah e Khor Fakkan.
As estradas sao muito boas, mas quando voce chega nos parques e tenta entrar nas trilhas no deserto, realmente fica complicado com um carro pequeno como o meu. Isso eh lugar para 4x4 e nao para carro popular. Conclusao, atolamos nos cascalhos do primeiro riacho que tentamos atravessar. Mas por sorte logo passou um Mohamed que nos ajudou a sair de la.
Ja que meu carro nao eh adaptado para montanha, resolvemos ir para praia. Logico que nao eh nada como as praia do Brasil, mas tem sua beleza, principalmente devido a forma da urbanizacao, calcadoes e jardins beira mar. Acampamos num terreno baldio ao lado de uma marina. Esvamos de frente para o mar e com uma vista maravilhosa do luar e nascer do sol.
Me lembro que meus pais contavam que quando eles casaram, ha 35 anos atras, era seguro no Brasil parar em qualquer lugar e acampar. Eles saiam pela costa brasileira, num Gordine, e iam acampando onde achavam mais bonito no caminho. Coisa que atualmente so se faz no Brasil se for num camping com seguranca. Ja aqui, podemos fazer ate numa praca de frente para o mar.



Logico que no dia seguinte, quando estavamos visitando outras praia eh que descobrimos que a que haviamos escolhidos era uma das mais sem graca. Na proxima vez ja sabemos direto onde ir.
Um detalhe desta viagem eh que rodamos mais de 500km, nao passamos por nenhum pedagio e gastamos o equivalente a R$25 reais de gasolina! Maravilha!!!