Julio Calegari em Dubai

Sou brasileiro, casado com uma polonesa e moro em Dubai trabalhando como comissario de bordo. Aqui estao um pouco das minhas viagens e opiniao sobre o que vi !

sexta-feira, abril 04, 2008

Esperantistas

Nestes meus ultimos voos aproveitei muito as vantagens de se falar esperanto. Sempre antes viajar sempre procuro na internet pessoas ou grupo de esperantistas na cidade para onde estou indo. As vezes ate dou sorte de estar indo no dia em que eles tem encontros. Pra eles tambem eh interessante pois podem praticar comigo o idioma e a troca cultural eh otima. Ficar em hotel e comer em restaurante internacional eh a mesma coisa no mundo todo, mas quando voce pode ir na casa de alguem neste pais e conhecem como eles vivem, o que comem, como sao as tradicoes locais, dai voce pode comecar a dizer que conhece algo do pais.
A principio o esperanto eh um idioma criado a mais de um seculo atras por um polones, mas a ideia de fraternidade e neutralidade linguistica que ele traz eh o que mais me interessa. A proposito, vale lembrar que eu conheci a Ania num encontro de esperantista na Italia! Devo muito a este idioma!
Ha tambem um guia de bolso chama Pasporta Servo, que tem mais de 1.500 enderecos de esperantistas que hospedam outros viajantes sem custo algum. Meu contato e o da minha mae tambem estao neste guia e ja recebemos pessoas de mais de 20 paises em nossa casa. Voce coloca as tuas condicoes, como por exemplo quantas pessoas por vez voce hospeda, com quanto tempo de antecedencia tem que avisar a vinda, restricao de fumante ou nao fumante. Logicamente se alguem te contata e voce nao pode hospedar no periodo, nao eh obrigado a fazer nada, mas por cortesia, sempre se procura ajudar da melhor forma possivel, nem que seja passando o contato de algum outro esperantista ou de um hotel. Ja viagei mais 15 lugares em tudo quanto eh canto do mundo desta forma, que alem do mais eh uma economia consideravel!
Na China sai para comer comida tipica chinesa com um casal de esperantistas que serao tradutores para uma revista online durante as Olimpiadas. Em Munique na Alemanha, fui a um encontro de esperantistas e mostrei fotos e contei a eles sobre minhas viagens e vida de comissario ! Em Calcuta na India, fui almocar na casa de uma tipica familia indiana, com direito a pergunta basica: voce come com a mao ou colher? Isso porque eu ia comer peixe frito (pescado no rio Ganges), arroz, salada e refogado de flor de bananeira – diferente, mas muito gostoso ! A Shovona, dona da casa, era tambem poeta e musica, o que tornou a visita ainda mais interessante! Ela me mostrou alguns intrumentos tipicos indianos como a Tambura (uma especial de citara), Tobla (parecido com o bongo) e um tipo de arcodeon de mesa! Acho que isso sim que eh comecar a conhecar a cultura local e nao simplesmente ir no shopping comprar eletronicos e almocar no lobby do hotel, como o restante da tripulacao fez!
Se quiser saber mais sobre esperanto, faca uma busca no google ou visite o site http://www.esperanto.net/

2 Comments:

At 2:44 AM, Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At 4:30 AM, Blogger danielgudang said...

Comeu peixe do rio Ganges? pescado onde? Tem partes dele que são no mínimo impróprias para banhos (por ocidentais que não têm anticorpos). Mas como sei que vc nadou na Represa Billings e comeu tilápia e bagre de lá, de Diadema City, não me preocupo, ahahah!

É verdade! Viajar e conhecer os pontos turísticos é uma coisa, mas ver como as pessoas vivem, é totalmente diferente!

abrs, via frato, Daniel

 

Postar um comentário

<< Home