Julio Calegari em Dubai

Sou brasileiro, casado com uma polonesa e moro em Dubai trabalhando como comissario de bordo. Aqui estao um pouco das minhas viagens e opiniao sobre o que vi !

terça-feira, setembro 30, 2008

Missao Pakistao 2 - O retorno!

Apos praticamente um ano e meio voltei ao Pakistao para mais uma missao – desta vez ajuda-los a preparar-se para o primeiro jogo internacional de tchoukball dele e justamente contra a India. A rivalidade entre estes dois paises eh algo como Brasil e Argentina. Nao importa o esporte, sempre havera provocacao e tensao dos dois lados.
Fiquei muito impressionado com a evolucao do tchoukball no pais desde a minha primeira visita. Quando estive aqui no comeco do ano passado, ninguem conhecia o esporte e tive apenas um dia de palestra e pratica para uns 30 participantes. Passado isso, eles divulgaram bem o esporte e seu jogadores melhoraram muito. Ja organizaram a federacao nacional com representantes em 6 regioes do pais e ainda realizaram um torneio nacional com a melhor equipe de cada uma destas regioes! O mais interessante eh que ate entao eles nao tinham um par oficial de quadros de remissao, mas sim alguns pares improvisados e que quebram muito bem o galho ate agora. Nesta minha viagem levei um par oficial que foi doado pela federacao asiatica.
Fui muito bem recebido na cidade, com faixas me dando boas vindas (em Urdu logicamente) e com cerimonia de abertura com apresentacoes de danca tipica, artes marciais, recitacao do Al Quran e ate coreografia de cavalos!






Desta vez, devido a uns recentes atentados em Islamabad e na fronteira com o Afeganistao, tive praticamente todo tempo um (ou mais) segurancas armados do meu lado ! Ate propus a eles de montar do Anti-terrorismo Tchoukball Clube ;-)
Passei 2 dias em Jhang no norte do Pakistao, fazendo treinamento com os melhores jogadores do pais e que dos quais seriam selecionados 10 para irem a India em setembro para uma serie de 3 jogos amistosos, cada um em uma cidade diferente, mas todos contra a equipe nacional da India.
Minha torcida foi total pelo Paquistao, ainda mais por eu ter sido o pioneiro na divulgacao do tchoukball no pais. As partidas foram otimas e bem equilibradas. Houve uma boa coberturada midia em ambos os paises e os resultados foram :
21 set 08 - em Muzaffarnagar - India 82 x 62 Paquistao
22 set 08 – em Muradabad - India 59 x 65 Paquistao
23 set 08 - em Agra - India 44 x 37 Paquistao

Depois dos meus dois dias de treinamento, ainda fiz um passeio com os atletas e comissao tecnica para a barragem do rio Trimmu, onde em novembro pretendemos organizar um outro torneio internacional, desta vez com a participacao dos Emirados e India. Neste proximo evento a minha torcida ja nao vai ser mais para os paquistaneses!
Na volta para Dubai passei pela cidade de Lahore, na divisa com a India fui assistir algo bem peculiar : a cerimonia da bandeira! Eh um evento diario em que ao entardecer simultaneamente Paquistao e India baixam suas bandeiras na fronteira. Nesta em Lahore, em especial, foram construidas arquibancadas dos dois lados e ha musica e torcida no momento em que entra a guarda com toda as roupas tipicas fazendo a encenacao. Assista no youtube uns videos sobre isso. No video do Fantastico fala que do lado do Paquistao na tem mulheres, o que eh uma grande mentira! O fato eh que ha uma arquibancada exclusiva para mulheres e que nao foi mostrada.

http://www.youtube.com/watch?v=YeSX6AZ5xEI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=QmQeQekN9J4


Outro lugar interessante que me levaram para visitar eh o tumulo de Heer e Ramjah – a versao legendaria paquistanesa de Romeu e Julieta. A ideia eh basicamente a mesma, em que um casal tem um romance proibido, com a diferenca que ele, Ramjah, era um trabalhador rural que veio a ser empregado na casa dela, Heer, que era de uma familia rica. Diz a lenda que eles resolveram fugir para viver seu amor, mas como sabiam que seriam separados e possivelmente mortos quando encontrados, subiram no alto de um morro e rezaram para que fossem enterrados juntos para que para a eternidade ninguem mais os separassem. Um criador de ovelhas que andava por la viu o milagre se concretizar e aparecer um tumulo no lugar onde eles estavam rezando. Hoje, este eh um lugar meio cercado de misticismo, que mesmo tendo uma abertura no teto, diz-se que quando chove, nao entra agua la. No dia anterior ao que fui la, houve uma chuva muito forte e quando cheguei la de manha, estava tudo cedo. Vai saber!

3 Comments:

At 5:02 PM, Blogger Carol said...

Parabens Julio, eae vc gostou do pak? estou morando aqui.. abracos

 
At 5:54 AM, Blogger Vivi said...

Olá Julio, Muito legal ler seu blog. Parabéns!
Moro nos USA já alguns anos e, estou retornando para o Brasil daqui alguns meses e, estou super interessada em ingressar nesta årea de comissária de bordo. Tenho uma amiga que trabalha na Tam e, ela me deu várias recomendacoes a respeito de trabalhar para Emirates. E eu estou bem afim, estou comecando a me informar agora sobre o assunto. Se vc tiver um tempo e, poder me falar qual seria o primeiro passo que preciso dar. Na verdade no momento estou bem nua e crua. Qualquer ajuda sua vai ser ótimo. Tudo de bom pra vc, e muito obrigado. vivisoubr@gmail.com - Viviane

 
At 5:23 PM, Blogger Gilberto said...

ola julio gostei muito do percurso e eu tenho um sonho quase igual, tambem gostaria muito de trabalhar nesta area de comissaria ou em outra area desde que seja em Dubai, eu sou um hafiz memorizei o alqurao completo e recito bem, como fazer para ter uma oportunidade de trabalhar nos Emirates? ajuda me Julio por favor agradecia imenso a sua ajuda.Aguardo a sua resposta.Estas de parabens Julio muito susseco para si ai. Belogilberto88@gmail.com Gilberto

 

Postar um comentário

<< Home