Julio Calegari em Dubai

Sou brasileiro, casado com uma polonesa e moro em Dubai trabalhando como comissario de bordo. Aqui estao um pouco das minhas viagens e opiniao sobre o que vi !

sexta-feira, agosto 15, 2008

Voo para o Brasil

Desde outubro de 2007 a Emirates comecou a voar direto com novissimos boeing 777 de Dubai a Sao Paulo – inicialmente apresentada no site da empresa como capital do Brasil, mas que depois foi corrigido !!! Nos primeiros meses o voo era 6 vezes por semana, mas agora ja eh diario e esta sempre lotado! Eh a crise brasileira – ninguem tem dinheiro, mas ta todo mundo viajando !
Teoricamente sempre tem que ter pelo menos 3 comissarios que falem portugues a bordo, mas nem sempre isso acontence, devido a problemas na escala. Mas por outro lado, nao posso reclamar, pois no geral, dos atualmente quase 300 brasileiros trabalhando para a emirates, praticamente todos voam pelo menos uma vez para SP por mes !
Eh um voo bem cansativo tanto para funcionarios quanto para passageiros, pois sao praticamente 15horas de dubai para sp e 13 horas no retorno para ca. Em compensacao, durante o voo, geralmente temos 3 a 4 horas de descanso num ¨compatimento especial¨ (BCRC) onde os comissarios podem dormir confortavelmente em uma cama! Pra mim eh otimo, pois eu durmo facil em qualquer lugar e acordo super bem disposto, ainda mais por sempre pensar que somos pagos por horas voadas, mesmo quando estamos dormindo !!!

Outra vantagem para nos brasileiros eh ter o prazer de encontrar a bordo algumas pessoas famosas e que admiramos. Num mesmo voo, na ida para SP, encontrei o tecnico Emerson Leao e na volta os jogadores de volei Mauricio, Marcelo Negrao, Carlao e Paulao.

Alem da grande propaganda que agora se faz no Brasil sobre Dubai, este voo veio como sendo a atual melhor alternativa para os brasileiros que voam para a Asia, em especial para Japao e China. Conclusao, o voo esta sempre cheio de nipo-brasileiros, o que para nos eh normal, mas para os comissarios de outros paises, eh algo engracado imaginar que no Brasil haja uma comunidade asiatica tao grande, os quais em geral, nao falam nem japones nem ingles.
Pra gente, comissarios brasileiros, acabou aquela facilidade de ficar falando besteria a bordo em portugues, pois quem voce menos espera, pode estar entendendo tudo – eu ate ja encontrei brasileiras de abaya no voo !
Nos primeiros meses, devo admitir que os passageiros deste voo eram ate meio que chatinhos, principalmente depois que o Amaury Junior festa uma materia sobre a Emirates e disse que a bordo voce ganha TUDO o que pedir. Dai, era gente da economica pedindo up grade, caviar, pantufas e tudo mais que so tem na primeira classe e que eh para quem pagou pelo menos 7 vezes mais do que eles. Nao tenho nada contra e dependendo do que pediam (e principalmente como pediam) eu ate conseguia algo, mas todos sabemos que tem um povinho chato e que se acha e que com os quais, temos que ter muita paciencia.
A aeronave tambem tem videos individuais para cada cadeira (inclusive na economica) e com mais de 300 filmes, milhares de musicas e outros 50 joguinhos! Tudo para voce conseguir vencer o tedio de um longo voo. Uma das ¨modernidades¨ a bordo eh o som de passarinhos, quando acendemos as luzes do aviao se estamos chegando pela manha em algum destino e durante a noite, quando sao apagadas as luzes, no teto, tem algumas luzinhas, dando a impressao de estrelinhas. Logico, que teve passageiros que veio me fazer o infeliz comentario de que ¨mesmo sendo uma aeronave tao nova, ja tem furinhos no teto¨ - rs, deixa pra la!

Em SP temos apenas 29horas de solo, o que mesmo assim da para aproveitar bastante. O hotel eh otimo, mas o problema eh que fica la no Morumbi, em uma area cara, sem metro e meio que longe de tudo. Pra mim nao tem problema, pois eu sempre morei em SP, mas para os estrangeiros, estes acabam ficando meio que ilhados e sempre acabam fazendo a mesma coisa de sempre – compras no shopping morumbi e jantar em alguma churrascaria. Mas nem sempre eh assim pois as vezes quando eu voo para SP, levo alguns dos comissarios para sair e tambem minha mae esta organizando um citytour para eles. No ultimo final de semana de junho, fui com um paquistanes e uma bulgara para uma festa junina. Algo simples, bem familiar, mas eles adoraram! Beberam quentao e vinho quente ate nao aguentar mais, dancaram quadrinha, e comeram tudo quanto eh comida tipica. O Faisal, paquistanes, disse que em 10 anos trabalhando para a empresa, esta foi a primeira vez que ele foi para algo assim tao interessante e tipico de um lugar junto com um comissarios do pais para onde ele estava voando !

1 Comments:

At 12:00 PM, Blogger Lib said...

esse voo foi inesquecivel. kkk :s

beijos
karina, ana

 

Postar um comentário

<< Home