Ramadan
Dia 24 de setembro começou para 1 bilhão de muçulmanos no mundo inteiro o mês do Ramadan, considerado um período sagrado e devotados a muitas rezas e ao jejum – desde o amanhecer ate o por do sol sem comida, sem água, sem cigarro e sem sexo!!! Loucura? Não, simplesmente a religião deles, ou vai dizer que subir escadas de joelho para pagar promessa é algo normal? Cada um acha o sei meio de agradecer, pedir, desculpar-se ou mesmo buscar espiritualidade. Em algumas religiões o jejum é uma forma de punição, já no islamismo é uma das bases da religião, uma demonstração de fé. A cada 10 meses, conforme o calendário lunar, há um mês de Ramadan. No ano que vem será entre julho e agosto, quando o calor no Oriente Médio é ainda maior e difícil de ficar sem água.
Neste mês, entretanto a vida também muda um pouco para os não muçulmanos de Dubai.

O Ramadan é também uma expressão cultural de sociabilidade em que os muçulmanos também se dedicam mais a família. Ao entardecer tem o Iftar, que é a primeira refeição após a quebra do jejum. Neste momento muitos muçulmanos se encontram ou vão para casa de familiares como uma forma de congregar e compartilhar comida.
Sempre nesta primeira refeição eles comem muita tâmara seca e tomam um cha típico da região que é servido numa chaleira que é um dos símbolos do pais e que representa a hospitalidade do povo. Na moeda de um dirham tem também o desenho desta chaleira.

E por falar em islamismo, os muçulmanos tem que rezar 5 vezes por dia , ajoelhando-se voltados para Meca, a cidade sagrada que fica na Arábia Saudita. Durante o vôo, é comum ver cena de passageiro pedindo um lugar no canto da galley ou próximo de uma das saídas de emergência para colocar uma manta no chão e reza. Como eles sabem dentro do avião para que direção esta Meca? Simples! No canal de tv em que mostra num mapa a rota que estamos percorrendo, de tempo em tempo aparece o desenho de um aviãozinho visto de cima e com uma seta indicando para que lado esta a cidade sagrada, assim eles podem se orientar e saber para que lado devem estar virados quando rezar.