Julio Calegari em Dubai

Sou brasileiro, casado com uma polonesa e moro em Dubai trabalhando como comissario de bordo. Aqui estao um pouco das minhas viagens e opiniao sobre o que vi !

segunda-feira, outubro 09, 2006

Ramadan

Dia 24 de setembro começou para 1 bilhão de muçulmanos no mundo inteiro o mês do Ramadan, considerado um período sagrado e devotados a muitas rezas e ao jejum – desde o amanhecer ate o por do sol sem comida, sem água, sem cigarro e sem sexo!!! Loucura? Não, simplesmente a religião deles, ou vai dizer que subir escadas de joelho para pagar promessa é algo normal? Cada um acha o sei meio de agradecer, pedir, desculpar-se ou mesmo buscar espiritualidade. Em algumas religiões o jejum é uma forma de punição, já no islamismo é uma das bases da religião, uma demonstração de fé. A cada 10 meses, conforme o calendário lunar, há um mês de Ramadan. No ano que vem será entre julho e agosto, quando o calor no Oriente Médio é ainda maior e difícil de ficar sem água.
Neste mês, entretanto a vida também muda um pouco para os não muçulmanos de Dubai. Restaurantes estao servindo dentro, mas as cortinas ficam fechadas. Ja nas praças de alimentação nos shoppings ha poucas lanchonetes e estas apenas servem para viagem. O bares e discotecas não podem tocar musica alta. Por respeito e também para evitar ter que dar explicações numa delegacia, ninguém come em lugares abertos. Ate por evitar isso, outro dia depois de fazer compras no supermercado, compramos um sanduíche na única lanchonete aberta na praça de alimentação e fomos comer na saída de emergência.
O Ramadan é também uma expressão cultural de sociabilidade em que os muçulmanos também se dedicam mais a família. Ao entardecer tem o Iftar, que é a primeira refeição após a quebra do jejum. Neste momento muitos muçulmanos se encontram ou vão para casa de familiares como uma forma de congregar e compartilhar comida.
Sempre nesta primeira refeição eles comem muita tâmara seca e tomam um cha típico da região que é servido numa chaleira que é um dos símbolos do pais e que representa a hospitalidade do povo. Na moeda de um dirham tem também o desenho desta chaleira.
E por falar em islamismo, os muçulmanos tem que rezar 5 vezes por dia , ajoelhando-se voltados para Meca, a cidade sagrada que fica na Arábia Saudita. Durante o vôo, é comum ver cena de passageiro pedindo um lugar no canto da galley ou próximo de uma das saídas de emergência para colocar uma manta no chão e reza. Como eles sabem dentro do avião para que direção esta Meca? Simples! No canal de tv em que mostra num mapa a rota que estamos percorrendo, de tempo em tempo aparece o desenho de um aviãozinho visto de cima e com uma seta indicando para que lado esta a cidade sagrada, assim eles podem se orientar e saber para que lado devem estar virados quando rezar.