Julio Calegari em Dubai

Sou brasileiro, casado com uma polonesa e moro em Dubai trabalhando como comissario de bordo. Aqui estao um pouco das minhas viagens e opiniao sobre o que vi !

quinta-feira, maio 10, 2007

Filipinas






Tal como indianos e paksitaneses, tai um outro povo que brasileiro conhece pouco, mas que tem muitos, mas muitos mesmo, expalhados pelo oriente medio, Europa e America do Norte. Eu conhecia filipinos da minha epoca de atendimento especial da Varig em que eu auxiliava no embarque e desembarque de marinheiros (na maioria filipinos e chineses) que vinham voando para o Brasil para assumir uma embarcacao depois de ferias e tinham uma documentacao especial para passar na imigracao. Em Dubai, hotelaria, fast food e lojas de shopping sao dominadas pelos filipinos. Sempre muito educatos e prestativos, eles tem um sotaque caracteristico, pois foi o unico pais da asia em que se fala ingles com influencia dos EUA e nao da Inglaterra, se bem que parece algo ate meio caipira falando. Antes da dominacao norte americana, eles tiveram a colonizacao espanhola, o que ate hoje eh presente nos nomes das pessoas e em algumas palavras do idioma local, o Tagalog. Apesar do nome do pais, tal como em finlandes, eles nao tem o som da letra F, entao, os que nao falam muito bem ingles, a bordo ficam te pedindo beep ao inves de beef e copee ao invez de coffee!
Mais da metade da tripulacao neste voo era composta por filipinos e por isso eles nem ficaram no hotel, mas sim foram visitar a familia. Dos poucos que sobraram, ninguem mais se empolgou para ir fazer o passeio para o vulcao ou uma praia a uma hora de distancia. Como em Mauricios, o preco era por passeio e nao por pessoa, dai dancei de novo e acabei nao indo fazer nada, a nao ser ir num barzinho a noite com os estrangeiros remanescentes e no dia seguinte encontrei uma esperantista que me levou para comprar fruta locais e tambem cds de rock em tagalog! Acredite se quiser eles conhecem bem o Brasil nao por causa do samba ou carnaval, mas sim pela bossa nova, com direito ate a cantores locais cantando em bom portugues e composicoes proprias em ingles e tagalog.
A urbanizacao da cidade me lembrou muito Sao Paulo, nao fosse o transporte publico com caminhoes adaptados.
Por supersticao, em muitos predios nao tem o 13º andar. Ou seja, pula do 12º para o 14º . Aqui em Dubai tambem tem muito disso, inclusive no aviao, pula da fileira 12 para 14!
A unica coisa que eu vi e nao gostei em Manila foram as brigas de galo (rinha) ao vivo na tv, com direito a patrocinador e propaganda de shampoo e comida especial para galos. Uma amiga filipina minha disse que isso eh normal para eles e que sempre dizem que o galo que perde vai pra frigideira! Talvez entao eu tenha comido um perdedor ontem la no restaurante!

1 Comments:

At 2:15 AM, Anonymous Anônimo said...

Obrigada por apresentar o mundo.
Aqui em seu país há uma pessoa que o acompanha e torce por você e a Ania.
Bons vôos.

Divina

 

Postar um comentário

<< Home