Julio Calegari em Dubai

Sou brasileiro, casado com uma polonesa e moro em Dubai trabalhando como comissario de bordo. Aqui estao um pouco das minhas viagens e opiniao sobre o que vi !

segunda-feira, abril 23, 2007

Missao Paquistao!

- De onde voce esta escrevendo agora
- De Faisalabad, no noroeste do Paquistao.
- Que chique!
- Chique:!:!::! Eh um pais com mais pobreza que o Brasil, bem sujo e sem muito saneamento nas ruas! Mas, por incrivel que pareca, me sinto mais seguro aqui do que na avenida Paulista.
Cinco dias de folga e um convite para ir dar um curso de tchoukball no Paquistao. Logico que embarquei nesta! E adorei, principalmente pelo choque cultural e para rever conceitos de limpeza, seguranca e beleza.
Paquistao, pra quem nao sabe, eh um pais muculmano, onde se dirige na mao inglesa e se fala Urdu, que eh igual ao Hindi, mas escrito com o alfabeto arabe! Como todo pais islamico, ha suas restricoes, mas por outro lado, nao ha drogas, alcool ou bebuns pelas ruas, criminalidade nem foto de mulher pelada nas oficinas mecanicas! Ha uma minoria de 3 % que sao catolicos;critoes e estes tem uma relacao muito boa e pacifica com os demais. Mas devido a cultura local, nao tem muita mulher nas ruas, e as que saem, sempre estao com vel na cabeca. Amizade entre homem e mulher nao existe. Eh sim muito comum ver homens nas ruas de maos dadas ou mesmo quando voce esta conversando com alguem, este coloca a mao na tua perna ou ate trança o branço por dentro do teu, coisa que me incomodava, mas ficava sem jeito me afastar! Passei por umas situacoes engracadas, mas que na hora, o melhor jeito de fazer o cara desgrudar do meu braco era puxar papo com outra pessoa proxima!
Jeff, um amigo meu da Federacao de Tchoukball de Singapura me passou o contato do Emmanuel Asad da cidade de Faisalabad, que me disse que estavam muito interessados em iniciar a divulgacao do tchoukball no pais, mas que precisariam de um curso e treinamento especifico. Resolvi entao usar meus bilhetes com desconto da Emirates e meus dias de folga para fazer isso.
Depois de um dia super corrido, retornando de um voo longo e de ter passado o dia inteiro no consulado, consegui embarcar a noite de Dubai para Lahore. Passei a noite na casa de um amigo do Emmanuel e logo cedo peguei um onibus para Faisalabad (2:15hrs de viagem). O onibus, apesar de nao ser muito confortavel, tinha televisao a bordo (com aquele clips de musica horriveis indianos de Bolliwood), lanche e uma rodomoca!
Vi muitas coisas malucas nas cidades em que fiquei, mas nao consegui tirar foto de tudo. O transito eh bem complicado e ficam todos buzinando sem parar. A quantidade de maus motoristas eh enorme, mas em compensacao, sao bons para escapar de acidentes. Vi varias situacoes nas quais ja contava que tinha batido e no ultimo instante eles sempre desviam.
Nas ruas sujas e mal pavimentadas muitas motos, tuk tuk, carroças, onibus super lotados e caminhoes coloridos. Pra chegar ate o local to curso, era o Faisal, filho do Emmanuel, que me levava de moto – como dizem la no nordeste brasileiro, "com emocao"! Aqui, o transporte escolar tambem eh abarrotado e por isso alguns pais ironicamente preferem lever os filhos de moto!
Comida aqui eh muito apimentada, mas bebendo bastante agua, consegui sobreviver. Pra compensar, tem doces bem acucarados, do jeito que eu gosto!
Depois do curso, um dos participantes me levou para conhecer uma fabrica de roupas. No comeco no me interessei muito, mas depois acabou gostando pois pude ver todo o processo de producao de uma blusa de moleton, deste o entrelacamento do fio, passando pelo corte, costura, arremate, estampa e acabamento. Resultado final: a blusa de boleton da nova colecao da NO FEAR de Londres! Isso mesmo, eh tudo produzido aqui, tal como outras marcas famosas de roupas e calcados. Estou falando da original que vai para a griffe e nao da producao da falsificadas! No fim da visita ainda ganhei 3 blusas e ainda deram outras 3 para levar para minha esposa! Proxima ver que eu for para Inglaterra e ver alguem vestindo No Fear, posso dizer que sei da onde vem esta camisa que eles pagaram tao caro achando ser algo "made in England"!
O que eu gostei do povo daqui eh que ninguem fica te encarando por ser estrangeiro (talvez tambem por eu ser moreno como eles e estar sem fazer a barba) e fui muito bem recebido e o curso em si foi otimo. Ja me convidaram para voltar no fim de junho para assistir o primeiro torneio local que eles organizarao e tambem para dar um curso mais especifico de treinamento e arbitragem. Com certeza voltarei e tambem farei o possivel para ajuda-los inclusive a participar de algum evento internacional ainda este ano, pois entendo as dificuldades deles e sei que posso ajudar de alguma forma. Todos me pareceram muito motivado, o que me deixou muito contente, ainda mais em se trantando de um pais onde o cricket eh a paixao nacional !

2 Comments:

At 12:37 PM, Blogger Luís said...

Essa história da mão na perna é sensacional. Mesmo em Dubai a gente não escapa dessas coisas pederastas.

 
At 12:59 AM, Anonymous Anônimo said...

Extremamente viajado Julio. Só você mesmo para conseguir estas aventuras.
Já pensou em escrever um livro sobre elas?
Bons voos(para vc e Ania)
Divina

 

Postar um comentário

<< Home