Julio Calegari em Dubai

Sou brasileiro, casado com uma polonesa e moro em Dubai trabalhando como comissario de bordo. Aqui estao um pouco das minhas viagens e opiniao sobre o que vi !

domingo, novembro 23, 2008

Deportados

Dos meus 6 anos trabalhando na Varig no aeroporto de Guarulhos, um dos setores que mais interessava e que eu era especilista era o atendimento a casos de documentacao fraudulenta (passaportes e vistos) e de deportados e inadmitidos. Pra quem nao sabe a diferenca, o deportado eh o estrangeiro que mandado de volta ao seu pais de origem por estar com visto expirado, trabalhando ilegalmente ou por ter cometido algum delito em outro pais. Ja o inadmitido (INAD) eh aquele que nem consegue entrar no pais, ou seja, que eh barrado na imigracao logo que chega no outro pais, geralmente por nao possuir documentacao ou grana necessaria, portar visto ou passaporte falso ou ainda por ja haver sido deportado anteriormente deste pais. Ocorre tambem muitos casos de pessoas (em geral Latino-Americanos) que sao inadmitidas no Mexico pois o governo de la sabe que estes estao entrando por ai para depois tentarem cruzar a fronteira com os EUA a pe. Para evitar futuras complicacoes diplomaticas e pendencias de quem (EUA ou Mexico) sera responsavel pela repatriacao, a imigracao na Cidade do Mexico la barra direto la mesmo a entrada de "possiveis" ou "suspeitos" imigrantes ilegais. Logico que haveram sempre casos de injusticados que foram erroneamente barrados e mandados de volta ao pais de origem sendo que estavam de fato a turismo.
Lembro que teve uma novela no Brasil em que uma personagem (Sol) depois de algumas tentativas conseguiu passar a fronteira. Dai, o que o povo instantaneamente pensa : se a Sol consegue, eu tambem consigo! Lembro que esta foi a epoca em que mais voltavam brasileiros inadmitidos no Mexico.
Conexao para Tihuana (ja na fronteira com EUA) era manjada, dai teve um pessoal que comecou a ir para Toreon – uma cidade industrial tambem proxima da fronteira. Uma vez perguntei a um rapaz o que ele ia fazer la e a resposta foi:
- Vou conhecer a cidade, a vida noturna de la!
Absurdo! Se nem eu ele conseguia convencer, como ia passar pela imigracao mexicana. Nao deu outra, no dia seguinte la esta ele no voo de volta, "sem entender o porque de ter sido inadmitido"!

Na Inglaterra, Espanha e Portugal os casos de deportados e inadmitidos brasileiros sao diarios ! De tempo em tempo se noticia algo na internet ou jornal, mas te garanto que todos os dias voltavam pela Varig de 10 a 15 quando ela ainda operava voos para Europa.

Em Londres ha muitos casos de deportacao por causa de denuncia anonima. E logicamente que intrigas pessoais aumentam ainda mais este numero. Houve um caso de um casal que estava trabalhando ilegalmente num restaurante e que a ex-namorada do cara denunciou 'a policia a nova namorada. So que como os dois estavam juntos trabalhando no local, foram ambos deportados. Conversando com o rapaz, fui avisado que ainda na mesma semana deveria chegar tambem deportada a sua ex-namorada, pois quando ele estava na imigracao para ser repatriado, denunciou onde ela estava trabalhando, tambem ilegalmente! Mundo cao, um puxando o tapete do outro!

Da Italia voltavam muitos travestis brasileiros. Alguns, pegos no "momento de trabalho" e devidamente trajados com decotes e minisaia eram presos e ficavam ate uma semana para conseguir embarcar. Conclusao: chegavam em Sao Paulo, com estas vestes e ja bem barbados e com pelos nascendo entre os visiveis peitos siliconados!
Resolvi escrever sobre isso pois no mes passado fiz um voo para Dhaka (Bangladesh) e a bordo estavamos levando 7 passageiros que foram inadmitidos no Brasil. Sim, ha pessoas que sao tambem inadmitidas ou deportadas do Brasil, isso nao ocorre apenas com os brasileiros nos EUA e Europa !
Eles foram barrados no aeroporto de Dubai pela equipe de seguranca de documentacao quando estavam por embarcar para Sao Paulo. O que me impressionou neste caso eh que seis deles eram tipicos bangladeshis que nao sabiam nem falam ingles direito e diziam estar indo passar 12 dias de ferias no Equador (viajando via Sao Paulo) ! Dificil de acreditar !!! Mais provavelmente estariam utilizando isso como uma parada antes de ir para o Mexico e de la para os EUA. O setimo "elemento", tambem bangladeshi, morava a 16 anos no Brasil, possui RNE e filhos ja brasileros e falava muito bem portugues. Foram todos pegos juntos na hora do embarque para Sao Paulo e mandados de volta para Dhaka. Os 6 coitadinhos nem entendiam o que estava acontecendo e nem sabiam como se defender. Ja o setimo, dizia-se injusticado, pois estava voltando para o Brasil onde ele residia e foi apenas ajudar uns conterraneos a localizar o portao de embarque e acabou sendo pego e repatriado. Infelizmente tambem nao temos como sabe se ele nao estava de acordo com estes 6 e ajudando eles e sendo pago para fazer isso. Mas isso ja nao me cabe julgar.
Ha uns cinco anos atras assisti (3 vezes!!!) uma peca teatral chamada Brasil Deportado e que retratava de uma forma muito clara e tambem engracada a situacao dos brasileiros que vivem, sobrevivem e sao mandados embora de Londres. Se estiver um dia novamente em cartaz, aconselho que assista. Vale a pena!

12 Comments:

At 2:45 AM, Blogger Roĝer Borĝes said...

Julio, seu blog é simplesmente fantástico. Não deixe de escrever. Esse assunto dos INAD é um pesadelo que me preocupa muito, desde que me denegaram o visto pra Australia porque, claro, "brasileiro-jovem-solteiro-pobre" é sinônimo de imigrante ilegal. E isso que o meu passaporte tinha carimbos de uns 18 países! Mas beleza. A ironia é o seu outro post, falando dos franceses dando a volta ao mundo em bike. Esses nunca são deportados hehehe... Agora, a Aninha foi corajosa (ou maluca!) em ir pra Lagos hein!!!

 
At 1:04 AM, Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 1:04 AM, Blogger Unknown said...

oi Julio, tudo bom?
Há quase 2 anos dou sempre uma olhada no seu blog. Desde a época que tentei processo seletivo pra Emirates. Não passei na época, mas entrei em uma empresa brasileira na qual trabalho até hoje.
No entanto, o pessoal do escritório da Fly Right sempre me manda convites para o Open Day novamente.
Sabe, você já trabalhou aqui na Varig, mas foi uma época diferente. No momento, eu estou um pouco desanimada porque a aviação no Brasil não valoriza a gente. Sem detalhes, porque não creio ser relevante aqui ainda mais nesse espaço aberto, mas passei recentemente pela descoberta de que não importa se a gente faz nosso trabalho bem - relativo a segurança e rotinas - e atende bem o passageiro, no final uma palavra invejosa de um "colega" pode queimar você. E pior, não temos respaldo justo da empresa.
Sem a intenção de ficar aqui reclamando, gostaria muito que você me dissesse como são as coisas aí. Sei que em qualquer lugar e profissão há muita getne que ainda acha que só vai conseguir coisas passando por cima de outros, puxando tapete, mas eu só gostaria de saber como é o relacionamento funcionário/empresa aí.
Porque aqui o brasileiro ainda é muito imaturo e ainda não sabe o que é CRM. Imaturidade espiritual mesmo. Nem parecem funcionários, parecem mais crianças puxando a barra da saia da mãe [chefia].
Vocês tem respaldo, apoio?
Se fosse possivel se não responder pessoalmente, talvez falar disso no seu próximo post. Falar como são as coisas no âmbito profissional funcionário/colegas e funcionário/empresa.
Espero mesmo que seja diferente.
Abraços.

 
At 7:21 PM, Blogger Fred Lavia said...

Oi Julio,

Não sei se vc lembra, eu trabalhava em Cumbica na Continental.
Tinha mais cabelo é verdade. Me amarrei no seu blog. Estou na DNATA como ground Flt Spvr. Tenho o previlégio"sic" de fazero Biman 2 x por semana...haja Inad de 10 a 30 mais ou menos. Esse vôo dá dó, pessoal cola as fotos na bagagem porque não sabe escrever.

 
At 5:43 AM, Anonymous Andre de Souza said...

senti na pele o INAD, apenas com 20 anos conheci tantos paises e no meu 4 mochilao pela america central/caribe tava tudo certinho ja no final da minha jornada, voos, dinheiro, cartão e tudo... e em Barbados eles ficaram super desconfiados de mim pq eu estava chegando da jamaica e me perguntaram se eu era usuario de drogas e bla bla bla abriram tudo e mesmo quando viram que eu estava limpo me trancaram numa sala por 3 noites ate acharem um voo pra Guiana e me mandaram.... quando receber meu passaporte holandes nunca mais vou sofrer isso :D

 
At 4:23 AM, Anonymous Anônimo said...

Olá, Julio meu nome é Maria Soraia, moro em Brasília, e fiz o curso de comissária, gostaria de saber como é trabalhar na Emirates, se possível alguma dica do processo seletivo. Coincidentemente a origem do meu nome é árabe, acho q por isso tenho essa grande queda pela Emirates, rs... Sou casada também, mas, isso não impede de realizar meu objetivo de ser CMS da Emirates, graças a Deus meu esposo é uma das pessoas que me apóia e sabe o quanto eu quero. Meu e-mail e MSN são: soraiatimponi@hotmail.com, aguardo contatos. Há... Parabéns seu blog.

 
At 7:32 PM, Blogger Unknown said...

Oie Júlio!

Fui inadmitida em abril desse ano na Espanha,ond estava apenas fazendo uma conexão para roma...foi mto triste e agora tenho meu passaporte carimbado,vc axa que isso pode me causar problemas,pois pretendo viajar em junho para roma?...obrigada.

 
At 2:56 PM, Anonymous Elaine Americo said...

Oi Julio! Nossa k maravilha que achei o seu blog, acabei de chegar de Dubai ha 02 semanas atras, gostaria se possivel que vc me esclarecesse uma coisa como no seu blog vc se referiu aos travestis, gostaria de saber em Dubai como seria a entrada de um cidadao italiano travesti? essa pessoa entraria ou nao? Te explico tenho uma amiga aqui na Italia que è em essa situacao è brasileiro mas, com a cidadania italiana fisico para la de feminino mas, no passaporte nome masculino etc, ela gostaria muito de ir comigo novamente para Dubai fazer compras mas, acho que por conta desse problema ela nao conseguira entrar, tem fundamento o que eu penso? Olha, nem sei como dizer isso a ela, porque ela esta tao entusiasmada com isso vendo minhas fotos que sinceramente nao sei como vou fazer para explicar essa situacao...Por isso quero ter certeza antes de falar com ela. Me ajude e me de uma luz! Outra coisa, vc sabe me dizer qual e o limite da Dogana Italiana de compras em Dubai para que eu nao pague muito aqui quando chegar em Malpensa? Vc sabe que a Guardia de Finanza daki nao brinca ,Ou devo fazer as
compras no truque meter dentro da mala como fossem pecas ja usadas e bolsas ja compradas antes. Acho que vc ja entendeu ao que me refiro, aquele paraiso do Mercado Karuma onde se encontra de tudo e de todas as marcas. Me de um help tah! Brigadao

 
At 7:18 PM, Blogger Unknown said...

Passei 3 meses na italia qual o prazo pra eu retorna???

 
At 3:14 AM, Anonymous Anônimo said...

OI! tudo bem? fui INAD em Portugal com carta convite e tudo mais.,gotaria de saber se posso retornar a Lisboa.

 
At 2:43 PM, Blogger Unknown said...

Oi Júlio bom dia me chamo Valéria fui convidada pra trabalhar De baba em DUBAI me falaram que não conseguiria pq tenho tatuado entre as sombracelhas uma estrela de 6 pontas. Ai vinheram me dizer que eu seria logo barrada no aeroporto de DUBAI. Isso é verdade e vou pra ficar um mês mais agora estou comedo tirei meu passaporte toda frliz e agora isso É alguma ofensa ao paiz

 
At 2:44 PM, Blogger Unknown said...

Oi Júlio bom dia me chamo Valéria fui convidada pra trabalhar De baba em DUBAI me falaram que não conseguiria pq tenho tatuado entre as sombracelhas uma estrela de 6 pontas. Ai vinheram me dizer que eu seria logo barrada no aeroporto de DUBAI. Isso é verdade e vou pra ficar um mês mais agora estou comedo tirei meu passaporte toda frliz e agora isso É alguma ofensa ao paiz

 

Postar um comentário

<< Home