Julio Calegari em Dubai

Sou brasileiro, casado com uma polonesa e moro em Dubai trabalhando como comissario de bordo. Aqui estao um pouco das minhas viagens e opiniao sobre o que vi !

domingo, dezembro 24, 2006

So aqui em Dubai mesmo!

Ja estou a quase 6 meses morando em Dubai, mas todo dia acho que ainda me deparo com algo que me impressiona, seja na cidade ou mesmo na Emirates.

- barba: aqui tem de todo tipo, tamanho, cor (ate ruiva tingida – horrivel, principalmente num arabe!). Mas quando se trata de um indiano, dai nao tem barba, mas sim o bigode, que para eles eh sinonimo de maturidade – "homem sem bigode nao eh homem", entao ta!
- taxi – isso eh um caso a parte aqui. Apesar de haver muitos e de ser mais barato do que no Brasil, pelo fato de os taxistas serem comissionados, muitas vezes, dependendo do horario e de para onde voce quer ir, eles nao te levam, pois dizem nao compensar devido ao transito. Tem alguns que nem ingles direito falam. Tive que ir para AbuDhabi na embaixada brasileira e depois de 3 taxistas que so falavam arabe, consegui um, que tambem nao falava ingles, mas que quis me ajudar. Com muito esforco consegui que ele entendesse que eu queria ir para a embaixada, mas o dificil foi fazer ele entender que era a do Brasil. Depois de eu falar com todos os sotaques possiveis, sem muito sucesso, falei "Ronaldo" e ele me confirmou, "ah, Ronaldo embassy, ok!!!! Pronto, havia entendido que era a embaixada brasileira.
- endereco: acho que eu moro na rua 26, nao tenho certeza. O fato eh que ninguem aqui sabe nome de rua e mesmo as lojas e predios tambem nao tem numero muito visivel. As avenidas tem nomes e os referencias sao os predios (por nome), hoteis e monumentos. Portanto, se quiser vir me visitar, nao diga ao taxista para te levar na rua 26, pois eu nem sei se eh esta realmente, mas sim para ir para Hor Al Anz, atras do Ramada Hotel, do lado da Ramada Pharmacy, no Al Hath Boor Building – facil, nao tem como errar, eh logo ali!!!
- chuva: quando eu fiz a entrevista em Sao Paulo, me falaram que aqui so chovia umas 3 ou 4 vezes por ano. Nas duas primeiras chuvas deste ano eu estava em pernoite na Africa e nem vim, mas sei que foi um evento a parte, pois quando eu cheguei, todos os meus amigos brasileiros comentavam empolgados que viram chuva em Dubai. So que passou uns dias depois acabou chovendo por uns 10 dias seguidos!!!! No fim ainda li num jornal local que este ano foi o recorde de chuvas dos ultimos 10 anos – pudera!
- Por falar em agua, isso eh um misterio e tambem uma paranoia aqui em Dubai. Misterio pois todo mundo sabe que a agua da torneira vem do mar depois de ser desalinizada, mas ninguem sabe onde nem como. Paranoia pois ninguem bebe agua da torneio, mesmo que esta sendo tratada e todos ficam sendo preocupados com que marca de garrafa de agua mineral tomar, pois tem que olha o nivel de sodio, que em algumas eh maior do que o aconselhavel. Eu nem me preocupo com nada disso. No Brasil durante minha vida inteira tomei agua de torneira e nunca passei mal por isso. Aqui nao faco diferente. Vou me preocupar com isso quando eu viajar para Quenia, Tailandia, Nigeria, India ou Bangladesh!!!
- Indianos: aqui em Dubai fui descobrir que piada de indiano eh muito, mas muito mais engracada do que piada de portugues. Nao gosto de generalizar, mas na maioria, sao todos muito confusos e enrolados. A comecar pelo sotaque deles falando ingles e da bendita mania de mexer a cabeca para o lado sem dizer nada, o que nao da para saber se eh sim, nao ou talvez. Alem de sempre repetirem as palavras, o que a bordo as vezes eh engracado ou mesmo irritante ouvir "mango, mango", "water,water" e "chicken, chicken". Tambem tem o caso dos casais em que o homem quer dizer o que vao comer e acaba sempre por dizer "My wife is chicken and I am fish" – o que devo responder: "Ok, I am Julio."
- TV individual de bordo: quando eu vim para ca, ja fiquei super impressionado com os mais de 800 canais de musica, filmes e jogos que haviam a bordo dos avioes da Emirates. Mas nao eh que eles conseguiram na programacao de dezembro superar 1000 opcoes. Parece absurdo, mas so vendo para acreditar. Lembro de ter ficado mais meia hora so para escolher o que ia assistir.
- Seta : por falar em tv de bordo, de tempo em tempo nas tv do corredor e teloes de bordo aparece o desenho de um aviao visto de cima e com uma seta para um lado partindo do meio do desenho. Isso eh para indicar para qual direcao esta Meca e os muculmanos poderem rezar virado para la. A proposito, eh no fundo da aeronave, proximo a galley, que temos um local especifico para deixar passageiros estenderem seu tapete no chao e reza virados para Meca.
- outros dois canais que eu acho muito interessantes na tv de bordo da Emirates eh o da camera externa do aviao (assim mesmo que voce esta sentado no corredor ou meio, consegue ver por onde estamos voando) e o canal das conexoes (mais hora antes de pousar em Dubai, ja aparecem atualizados todas as conexoes nas proximas 6 horas com os portoes e horarios).
- Departamento de RH – isso sempre foi o terror e cumulo da burocracia para mim pelo menos em todas as empresas em que ja trabalhei. Aqui, eh simples, voce entra da na sala, retira uma senha, seleciona os servicos que precisa em um dos terminais e depois de 5 minutos ja eh atendido e sai com a carta ou documento que precisava. Me lembro que na Varig para pedir uma passagem ou mesmo uma carta de referencia, tinha que preencher formularios e esperar pelo menos 5 dias uteis !
- Malucos a bordo: cada comissario aqui ja deve ter visto varios tipos super estranhos a bordo. Comigo nao eh diferente. Ja teve o arabe barbudo com 3 graos de arroz enroscados no meio da barba, o chines com uma camisa azul tao nova que ainda tinha a etiqueta de preco pendurada num dos botoes e outro dia tinha um senhora africana bem gorda que para ir para o assento da janela ficou se espremendo na passageira do corredor e dizendo "I am big mama!".
- Kosher Meal : esta eh a comida especial para rabinos, judeus e que so pode ser servida por comissariOs e nao por comissariAs, por motivos religiosos. Bem, pela primeira vez vi uma destas a bordo, pois como estamos em um pais arabes, praticamente nao ha judeus aqui. Entao la fui eu entregar a marmita pro rabino. O problema foi que quando eu cheguei no assento, quem estava la era uma mulher arabes, de abaya e com duas criancas. Discretamente perguntei se ela pediu comida especial para ela ou para as criancas e ai fui entender que alguem no setor de reservas colocou o codigo errado. Pode parecer besteira, mas aqui isso seria o mesmo que entregar uma vela preta de exu para um pastor evangelico.
- Por falar em comida de bordo, ja tive na Emirates algumas comidas que nao imaginava ter nem num aviao, nem muito menos neste lado do planeta, tal como file de tilapia e pudim de pao.
- Tambem por questoes religiosas, quando voamos para paises muculmanos mais conservadores, como a Arabia Saudita ou o Iran, as mulheres tem que ir de calca, nao se serve bebidas alcoolicas a bordo e nao podemos da o baralho da Emirates de brinde se alguem quiser jogar cartas a bordo!
- Emirates no aeroporto: me lembro como ha 3 anos atras dava orgulho de ver no aeroporto de Guarulhos mais de 12 avioes grandes da Varig um ao lado do outro prontos para embarcar e seguir para algum destino. Ate que a TAM passou a ocupar mais espaco e depois a GOL tambem passou a aparecer mais que a Varig. Mas aqui em Dubai realmente da gosto de ver a Emirates. Pela manha, se perde de vista a quantidade de aeronaves. Sao Airbus A330, A340, Boieng 777 e cargueiros 747. Muitas vezes ocupam quase todas as posicoes no terminal .
- Natal : Realmente o que move o espirito natalino eh o dinheiro! Apesar de ser um pais muculmano, devido a grande quantidade de estrangeiros que tem aqui e principalmente pelo comercio ser um dos grandes atrativos locais, o natal em Dubai eh como se fosse em qualquer outra cidade ocidental: cheio de luzes, arvores enfeitadas e promocoes. Imagens de papai noel ainda nao vi, mas arvores artificiais com bolas coloridas e algodao imitando neve, isso esta cheio por ai. Do dia 20 de dezembro ate 2 de fevereiro acontece o Dubai Shopping Festival (www.mydsf.com) – varias lojas em promocao dando descontos, brindes e sorteando premios.
- Dubai eh um canteiro de obras a ceu aberto. Nao ha lado que voce olhe que nao veja uma obra ou mesmo um guindaste mais distante. O engracado eh que muitas vezes eles construem alguns predios novos e super modernos em areas novas da cidade onde ainda so tinha deserto e esquecem de fazer rua ou pavimentar. Na verdade estao esperando concluir um complexo de predios, mas que vai morar nos primeiros a serem lancados, tem que ir por estradas de terra e areia sem calcada ate seu predio de luxo.
Mas por tudo isso e muito mais eh que estou gostando muito desta minha nova vida aqui nas arabias!!!

6 Comments:

At 7:16 PM, Blogger Vi e falei said...

Super Post... Parabéns.

 
At 8:30 PM, Anonymous Anônimo said...

Oiiii
Vc trabalha na emirates????
Nossa, voltei de Dubai com a Emirates na terça, dia 29 de julho, e gostaria q me ajudasse a resolver uma coisinha pendente, pois não falo inglês e preciso falar com alguém que me entenda na Emirates de Dubai. Vc pode me ajudar???
Obrigada
Michele

 
At 11:38 PM, Anonymous Anônimo said...

michele
eu trabalho na emirates! se precisar de alguma ajuda escreva para meu email - julio.calegari@tchoukball.org

 
At 6:57 PM, Anonymous Anônimo said...

The world wants to know about The Dubai Mall. If you’re a member of the media, this is where you can get the latest press releases, download images and make an inquiry to our media team.

To speak to a representative of the media team, please contact: ASDA'A Public Relations - Exclusive Affiliate of Edelman PR Worldwide in Middle East & North Africa

- Tel: (+971 4) 334 4550; Fax: (+971 4) 3344 556

- E-mail: k.home@asdaa.com, n.william@asdaa.com

 
At 4:54 AM, Blogger Giovanna de Moraes said...

Adoreii ,muito bom!

 
At 12:47 PM, Blogger Unknown said...

Olá, eu tb sou Cabin Crew da EK.....
Nossa, tô me matando de rir com os indianos, tudo que vc falou eh bem verdade! Cheguei aqui ha pouco tempo , mas jah deu pra ver muita coisa maluca, rsrsrs

 

Postar um comentário

<< Home